A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) participou, nesta sexta-feira (1º), de mais uma reunião de trabalho com a coordenadora estadual do programa Antes que Aconteça, Camila Mariz, para discutir o avanço da aplicação do programa no estado. O encontro foi realizado no gabinete da defensora pública-geral, Madalena Abrantes, em João Pessoa.
“A Defensoria Pública tem um compromisso permanente com a promoção dos direitos das mulheres e o enfrentamento à violência de gênero. Essa parceria com o programa Antes que Aconteça é uma oportunidade concreta de fortalecer ações preventivas e oferecer uma rede de acolhimento mais eficaz, especialmente para quem mais precisa”, afirmou Madalena Abrantes.
A Defensoria integra o programa Antes que Aconteça e receberá recursos federais para ampliar os grupos reflexivos de autores de violência doméstica e promover os direitos das mulheres com atendimento itinerante em diversas regiões da Paraíba. A instituição receberá um micro-ônibus e capacitará uma equipe para esta finalidade.
A coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem), Lorena Cordeiro, destacou que a reunião também tratou da possibilidade de incluir, no âmbito do programa, a construção de uma sede própria para o núcleo. “Debatemos a viabilidade de custear a construção de um espaço exclusivo para o Nudem em João Pessoa, totalmente equipado, garantindo um atendimento individualizado e acessível às mulheres. Atualmente, o Nudem funciona em uma sala da Defensoria e divide espaço com os Grupos Reflexivos, o que não é adequado”, explicou a defensora pública.
Camila Mariz ressaltou a importância da atuação integrada entre instituições para ampliar o alcance das políticas públicas de prevenção à violência. “A gente identifica as dificuldades, as necessidades e a realidade das mulheres vítimas, daqueles que, porventura, respondem a processos de violência doméstica e da importância do nosso papel, enquanto instituições, de fornecer instrumentos de restauração, tanto dos relacionamentos quanto das próprias pessoas que serão novamente inseridas na sociedade. Estamos aqui unindo forças para seguir caminhando e dando passos cada vez maiores no atendimento a toda essa população que precisa”, destacou.
ANTES QUE ACONTEÇA – De autoria da senadora Daniela Ribeiro, o programa Antes que Aconteça visa reforçar a rede de apoio às mulheres em situação de violência doméstica, com foco na prevenção. A Paraíba é o estado pioneiro na implementação da iniciativa, por meio de um termo de cooperação técnica firmado entre o Governo do Estado, o Tribunal de Justiça da Paraíba, a Defensoria Pública e a Fundação Parque Tecnológico.
Também participaram da reunião os subdefensores públicos-gerais Ricardo Barros e Sylvio Porto; os defensores públicos Denis Torres (coordenador dos Grupos Reflexivos) e Aline Sales (assessora de Gabinete) e a secretária executiva do programa Antes que Aconteça, Roberta Montenegro.
AMIGA DA DEFENSORIA – Durante a visita institucional à Defensoria Pública, Camila Mariz recebeu das mãos da defensora geral a honraria Amiga da Defensoria. A homenagem celebra mulheres que atuam como parceiras da instituição na promoção da Justiça. A solenidade oficial de entrega da honraria aconteceu no dia 23 de maio, mas Camila não pode comparecer por incompatibilidade na agenda.
A coordenadora foi reconhecida por sua sensibilidade, compromisso e contribuição na construção de políticas públicas preventivas no enfrentamento à violência. Como símbolo desse reconhecimento, recebeu uma peça exclusiva em barro, moldada pela artista Herlene Sá, representando a força da parceria e do trabalho conjunto em favor dos direitos da população.
Texto: Felipe Bezerra e Larissa Claro
Fotos: Roberto Marcelo e Pedro Ivo