Defensoria Pública discute estratégias de enfrentamento às violações de direitos da população LGBTQIA+ na Paraíba

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) participou da primeira edição do Chá de Diálogos, promovido pelo Ecossistema do Impacto Social LGBTQIA+ da Paraíba, na tarde desta quarta-feira (16). O encontro aconteceu na sede da IGUAIS Associação LGBT+, no Centro de João Pessoa, com a presença da defensora pública-geral, Madalena Abrantes, e da coordenadora do Núcleo da Diversidade da DPE-PB, Remédios Mendes.

A proposta do encontro foi promover uma escuta qualificada para o fortalecimento de vínculos interinstitucionais e construção coletiva de estratégias de enfrentamento às violações de direitos da população LGBT+ no Estado da Paraíba. “A população LGBTQIA+ enfrenta desafios históricos, e nós, enquanto instituição pública, precisamos estar lado a lado na construção, garantia e promoção de direitos para todos”, ressalta Madalena Abrantes.

Remédios Mendes destacou a atuação da DPE-PB por meio do Núcleo e da importância da construção conjunta sobre o assunto. “Pelo Núcleo da Diversidade, estamos trabalhando atualmente o projeto onde se pretende estudar a causa da reincidência da população trans no sistema prisional. Então, participar do Chá de Diálogos, na sede da IGUAIS, fortalece o compromisso de seguirmos na luta comum de defesa dos direitos da população LGBT+”.

“O Chá de Diálogos nasce como espaço de escuta e construção coletiva. Trata-se de um instrumento estratégico para fortalecer nossa atuação e garantir que a população LGBT+ seja ouvida com respeito, dignidade e compromisso com os direitos humanos”, pontua o presidente da IGUAIS e coordenador do Ecossistema, Dhell Felix.

Participaram do encontro também o coordenador financeiro da IGUAIS, Ginaldo Figueiredo, a vice-presidente da instituição, Elaine Lopes, a conselheira da IGUAIS, Irany Pereira, além dos jornalistas Lázaro Farias e Fábio Araújo.

Texto e fotos: Felipe Bezerra 

Mais notícias