Defensoria Pública da Paraíba participa da primeira reunião da Comissão Interpoderes de 2026

 A defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, participou, na útima quinta-feira (22), da primeira reunião de 2026 da Comissão Interpoderes, realizada na sede do Ministério Público da Paraíba (MPPB), que reuniu representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e instituições autônomas para tratar de temas relevantes ao funcionamento dos órgãos e reforçar a harmonia e o diálogo interinstitucional.

A reunião também contou com a participação do procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans Coutinho; do secretário da Fazenda, Marialvo Laureano, representando o governador João Azevêdo; do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho; do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino; e do presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Fábio Nogueira

Durante a reunião, Madalena destacou a relevância da interlocução institucional e a consolidação da presença da Defensoria nesses espaços de articulação.

“A Comissão Interpoderes é um espaço fundamental de construção coletiva e de fortalecimento das instituições. A presença da Defensoria nesse ambiente de diálogo reforça o nosso papel como órgão essencial à Justiça e nos permite apresentar, de forma direta, as demandas da população que atendemos diariamente. Estar nessa mesa, ao lado dos demais poderes e instituições, é garantir que o acesso à Justiça e a ampliação de direitos também façam parte das prioridades do Estado”, afirmou a DPG.

Representando o Poder Executivo, o secretário da Fazenda, Marialvo Laureano, enfatizou a importância da harmonia entre os poderes e da escuta institucional. “Esse encontro mostra a harmonia dos poderes. Estamos juntos em prol da sociedade. Sempre há demandas orçamentárias, e o governador escuta e procura atender. Vamos manter essa meta de harmonia e de atender às demandas de todos os poderes”, disse.

O presidente do Tribunal de Justiça, Fred Coutinho, destacou o clima de transparência e respeito entre os participantes. “Foi uma reunião muito positiva, onde prevalece sempre a transparência, o bom debate e o respeito entre as instituições e os poderes. Discutimos melhorias possíveis para a Paraíba e suas instituições”, afirmou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, avaliou o encontro como produtivo e voltado à construção coletiva. “Cada poder colocou seus objetivos, sua compreensão enquanto poder e sua contribuição para que juntos possamos construir uma Paraíba cada vez melhor e mais justa para todos”, declarou.

O procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans Coutinho, ressaltou que a Comissão Interpoderes materializa o princípio constitucional da atuação harmônica entre os poderes. “Os poderes e as instituições do estado precisam sempre dialogar. A Constituição determina que devemos atuar com independência, mas de forma harmônica. E é isso que esses encontros proporcionam. Tivemos um diálogo profícuo e encaminhamentos importantes para cada instituição e para o Estado da Paraíba”, pontuou.

Para o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fábio Nogueira, a Comissão Interpoderes é um espaço estratégico de convergência institucional. “As reuniões são extremamente importantes porque estimulam e confirmam o entendimento harmônico existente na Paraíba entre órgãos e poderes, sempre trazendo à mesa assuntos relevantes de interesse da sociedade paraibana”, concluiu.

Texto: Larissa Claro, com informações do MPPB
Fotos: Roberto Marcelo

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.