Defensoria lança série de vídeos no Instagram para tirar dúvidas da população; veja como participar

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) lançou uma série de vídeos no Instagram com foco na educação em direitos. O objetivo é sanar as principais dúvidas da população a respeito da instituição e dos serviços prestados. O projeto “Diz aí, Defensoria” teve início no dia 26 de junho deste ano e conta com quatro vídeos disponíveis no perfil da Defensoria Pública da Paraíba: @‌defparaiba.

Com a participação de defensoras e defensores públicos, a iniciativa busca aproximar ainda mais a instituição da sociedade, promovendo o diálogo e ampliando o acesso à informação sobre os direitos dos cidadãos e cidadãs. A cada episódio, os vídeos respondem a perguntas frequentes e convidam o público a enviar novas dúvidas nos comentários, que podem virar temas de edições futuras.

O vídeo de estreia responde a uma pergunta recorrente: quem são as pessoas que podem ter acesso aos serviços da Defensoria? A defensora Naiara Dela-Bianca esclarece quem pode ser atendido gratuitamente pela instituição. No segundo vídeo da série, o defensor público Marcos Freitas esclarece sobre pessoas que tiveram o seu nome inscrito indevidamente no Serasa e se elas podem solicitar indenização.

No terceiro vídeo, a defensora e diretora da Escola Superior da DPE-PB, Monaliza Montenegro, conta a diferença entre um defensor público e um advogado. E se você tem ou conhece alguém que tem uma audiência criminal marcada, mas não tem um advogado para ajudar, no quarto vídeo a defensora pública Iara Bonazzoli explica como a Defensoria Pública da Paraíba pode atuar neste caso.

Entre os próximos temas abordados no projeto estão: como a Defensoria Pública identifica quem não pode pagar um advogado; quem pode pedir pensão alimentícia, o que fazer em caso de corte indevido de água ou energia, além de temas sobre guarda exclusiva do filho (a). O “Diz aí, Defensoria” também vai tirar dúvidas a respeito de pessoas que pagam pensão e ficaram desempregadas, nome utilizado indevidamente em contratos bancários e assuntos sobre produtos comprados na internet, entre outros.

PARTICIPE – Se você precisa da Defensoria Pública, mas está com dúvida em algum serviço ou assunto, manda a sua dúvida pra gente nos comentários do projeto “Diz aí, Defensoria” no nosso Instagram: @‌defparaiba.

Assista ao Diz aí, Defensoria clicando nos links abaixo:

 

Texto: Felipe Bezerra

Mais notícias