Defensoria promove ciclo de palestras para formação e atualização de integrantes da instituição

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) inicia, no próximo dia 20, um ciclo de palestras para promover a atualização e a formação contínua dos defensores (as), servidores (as) e estagiários (as). Os encontros têm o intuito de capacitar os integrantes da instituição em diversas áreas de modo a proporcionar um serviço de qualidade à população.

O ciclo será dividido em duas etapas: a primeira abordará temas obrigatórios para todas pessoas que trabalham na Defensoria Pública e, a segunda, contará com temas específicos para atualização dos integrantes da instituição. Dentro da primeira etapa a primeira temática abordada será “Racismo e Justiça Racial”, com intuito de incentivar a conscientização sobre o racismo estrutural.

As palestras foram organizadas pela Coordenadoria de Combate ao Racismo e Proteção das Comunidades Indígenas, Quilombolas, Ciganas, demais Comunidades Tradicionais e Intolerância Religiosa, do Núcleo Especial de Cidadania e Direitos Humanos (NECIDH), e contam com o apoio da Escola Superior.

O primeiro encontro, no dia 20, tem como tema “Letramento Étnico-racial” com a participação da gerente executiva de Equidade Racial da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana (SEMDH), Jadiele Berto. Todas as palestras serão realizados na Sala do Conselho Superior da DPE, em João Pessoa, com transmissão virtual para os demais locais de atendimento no estado.

No dia 27 deste mês serão realizados mais dois encontros. O primeiro tem como tema “Direito Antirracista e Aspectos Jurídicos dos Crimes de Racismo, Intolerância Religiosa e Xenofobia”, com Antônio Marcos Nascimento Silva, da Coordenação Jurídica do Centro Estadual de Referência de Igualdade Racial João Balula/SEMDH. A segunda palestra abordará o tema “Psicologia e relações étnicos- raciais”, com o psicólogo Inardson Nascimento, também do Centro João Balula.

Para encerrar o ciclo de capacitação, no dia 10 de novembro os participantes poderão conferir duas palestras: “Caminhos possíveis para uma educação antirracista”, com o pedagogo Marcos Augusto, e “As implicações do racismo na questão social”, com a assistente social Andréa de Lima, ambos do Centro Estadual de Referência de Igualdade Racial João Balula.

PROGRAMAÇÃO – 
Segundo a programação divulgada pela Escola Superior, os próximos encontros contarão com palestras e debates sobre o machismo e suas implicações na atuação Defensoria Pública, com treinamento aos integrantes da DPE para identificar e combater o machismo, a partir das discussões sobre casos reais de violência de gênero e discriminação.

Por Thais Cirino

 

CONFIRA O FOLDER DO EVENTO:

 

Mais notícias