Defensoria participa de reunião sobre Forum de Mangabeira

As condições de funcionamento do Fórum Regional de Mangabeira (Fórum Desembargador Flóscolo da Nóbrega) foram discutidas numa audiência pública que contou com a participação de advogados, servidores, representantes de sindicatos e associações de servidores, defensores públicos, além da diretoria da unidade.

A audiência foi aberta com  apresentação de um relatório contendo os avanços obtidos a partir do esforço concentrado realizado no período de maio a dezembro de 2013; discussão dos principais problemas e apresentação de sugestões dos participantes. Com o esforço,ocorreu um reforço de 50% de servidores, que trabalharam em dois turnos. Neste ritmo, teriam sido zerados os processos, mas com o fim do mutirão, os números já voltaram a crescer.

De acordo com o relatório, nos último 10 anos, a população aumentou em 8%. No mesmo período, o número de processos cresceu mais de 200%, o que mostra que existe um problema estrutural.  Outro fator e que os bairros da zona sul, que são atendidos pelo fórum, estão em crescimento, o que evidencia que a demanda deverá crescer.

Ao final, os participantes decidiram pela formação de uma comissão, que deverá elaborar um relatório circunstanciado para ser entregue à Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, com as reivindicações mais urgentes. Entre elas, estão a melhoria dos espaços físicos dos cartórios, aumento do número de servidores, entre outras.

De acordo com os dados apresentados pelo diretor do Fórum Regional de Mangabeira, a unidade conta, atualmente, com 18.151 processos ativos e 7.155, paralisados, e atende aos bairros de Água Fria, Anatólia, Bancários, Barra de Gramame, Cidade dos Colibris, Costa do Sol, Cuiá, Geisel, Funcionários (II, III e IV), Jardim Cidade Universitária, Jardim São Paulo, João Paulo II, José Américo, Mangabeira, Muçumago, Paratibe, Penha, Planalto da Boa Esperança e Valentina.

 

Fonte: Ascom/TJPB

Mais notícias