Defensoria Itinerante volta ao Renascer III nesta quinta-feira

Por: Larissa Claro – Publicado em: 29.05.2019

 

O projeto Defensoria Itinerante, que leva assistência jurídica gratuita à população, volta ao Renascer III, em Cabedelo, nesta quinta-feira (30). A equipe da Defensoria Pública estadual (DPE-PB) esteve no bairro em abril deste ano, mas em razão da grande demanda existente na comunidade, especialmente para a retirada de documentos (RG CPF e Cartão do SUS), retornará amanhã na companhia da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano (SEDH), com o Programa Cidadão, e o Senai, que levará informações sobre cursos profissionalizantes.

O atendimento vai acontecer nas dependências da Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada na Rua Waldemir Ribeiro Gomes, 546, próximo a Estação de Trem. A assistência jurídica da DPE-PB ficará à disposição dos moradores das 8h às 14h.

Esta é a quinta edição da Defensoria Itinerante em 2019. A realização é fruto de uma articulação da comunidade com a Ouvidoria-Geral da DPE-PB e integra a Ação Social das Causas Impossíveis, promovida pela Igreja Adventista.

A Defensoria Pública estadual atua em todas as áreas e em qualquer tipo de caso, desde que seja de competência da Justiça Estadual. No projeto itinerante, os atendimentos são voltados especialmente para o Direito de Família, onde estão incluídos casos de divórcio, pensão alimentícia, adoção, interdição, união estável, previdência social, tutela, reconhecimento de paternidade e assistência psicossocial.

Casos de menor complexidade podem ser resolvidos, inclusive, no mesmo local. Entretanto, quando é necessário ajuizar uma ação, a documentação apresentada pelos assistidos é levada à Defensoria para a propositura de demanda judicial.

DOCUMENTOS – Os interessados em obter assistência jurídica devem levar para o Centro Social de Pedras de Fogo os documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de residência), além dos documentos relacionados ao assunto sobre o qual deseja orientação.

DEFENSORIA ITINERANTE –
 O principal objetivo do atendimento itinerante da DPE-PB é dar ao hipossuficiente o pleno acesso à justiça, levando até ele a prestação jurídica integral e gratuita. Para isso, a Defensoria Pública vai até cidades e comunidades que não dispõem de atendimento regular da Defensoria Pública. O projeto é coordenado pelo Núcleo Especial de Direitos Humanos (Necid) da Instituição.

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.