Defensoria inicia atividades do projeto Grupos Reflexivos no Presídio do Roger

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba deu início, na última sexta-feira (20), às atividades do projeto “Grupos Reflexivos de Homens Autores de Violência Doméstica e Familiar”, no Presídio Flósculo da Nóbrega (Róger), em João Pessoa. A iniciativa tem como objetivo abordar e lidar com a questão da violência doméstica, oferecendo uma oportunidade de reflexão e mudança de comportamento para homens envolvidos em casos de violência contra mulheres.

Neste primeiro encontro, 14 homens do pavilhão Maria da Penha participaram das palestras conduzidas pela psicóloga Luzauri Costa e pelo assessor jurídico Ianco Cordeiro. A equipe, coordenada pela defensora pública Josefa Elizabete Barbosa, trabalhou temas com o objetivo de conscientizar os participantes sobre a importância da igualdade de gênero, o respeito aos Direitos Humanos e a prevenção e combate à violência doméstica e familiar.

O projeto “Grupos Reflexivos de Homens Autores de Violência Doméstica e Familiar” é uma DPE-PB e conta com o apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap). A intenção é trabalhar com homens que estão cumprindo medidas cautelares e alternativas penais, visando romper o ciclo de violência e promover relações familiares saudáveis.

Os encontros ocorrerão ao longo de um período de doze semanas, promovendo debates e reflexões que visam a desconstrução de comportamentos agressivos e a promoção de uma cultura de respeito e igualdade. O projeto se encaixa em um esforço conjunto para combater a violência doméstica e fortalecer os laços familiares através da disseminação de valores éticos e do respeito à dignidade humana.

A equipe multidisciplinar responsável pelo projeto envolve defensores públicos, assessores jurídicos, psicólogos e assistentes sociais, que trabalham para proporcionar um ambiente seguro e construtivo para os participantes.

“O projeto representa um passo significativo na luta contra a violência doméstica e um compromisso da Defensoria Pública da Paraíba em promover a conscientização e mudança de comportamento entre os homens autores de violência”, ressalta Elizabete Barbosa.

Por Larissa Claro  

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.