Por: Larissa Claro – Publicado em: 26.01.2021
O defensor público-geral da Paraíba, Ricardo Barros, e a defensora pública da comarca de Pombal, Teresinha Ugulino, participaram nesta segunda-feira (25) da solenidade de inauguração de cinco Postos Avançados de Atendimento do Tribunal de Justiça da Paraíba (PATJs). A solenidade aconteceu por videoconferência e contou com a participação dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Hermann Benjamin, que é natural de Catolé do Rocha, e Maria Thereza de Assis, corregedora Nacional de Justiça.
Os Postos Avançados funcionarão nos municípios de Jericó, Belém do Brejo do Cruz, Riacho dos Cavalos, São José do Brejo do Cruz e Brejo dos Santos, cidades pertencentes à Região abrangida pela Comarca de Catolé do Rocha.
“Os postos beneficiam significativamente os assistidos da Defensoria que residem nas cidades contempladas porque eles não vão mais precisar se deslocar para participar de uma audiência, por exemplo. O acesso à Justiça é facilitado”, comemorou o DPG Ricardo Barros.
Também participaram da solenidade o presidente atual e o futuro gestor do TJPB, desembargadores Márcio Murilo da Cunha Ramos e Saulo Benevides, respectivamente. Além de autoridades do Sistema de Justiça, municipais, magistrados, procuradores, parlamentares e servidores.
O primeiro a discursar na solenidade foi o ministro Hermann Benjamin: “A Região de Catolé, apesar de bonita, possui problemas e que precisam da ação do Poder Público, bem como, do Judiciário. Nós, do Sertão, temos sede de água, mas, especialmente, de Justiça, e essas iniciativas, usando a tecnologia nesses cinco postos avançados, certamente irão melhorar a prestação jurisdicional”, ressaltou o ministro.