Por: Larissa Claro – Publicado em: 16.08.2022
Os ministros Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski tomaram posse nesta terça-feira (16), em Brasília, como presidente e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A solenidade reuniu 2 mil convidados, entre eles, o defensor público-geral da Paraíba, Ricardo Barros. O governador da Paraíba, João Azevêdo, e o procurador geral do Estado, Fábio Andrade, também participaram da solenidade.
Mais de 22 DPGs estaduais compareceram à solenidade. Para Ricardo Barros, o convite demonstra respeito e entendimento entre às instituições, o que resulta na melhoria das respectivas prestações funcionais.
A solenidade contou com as presenças dos chefes dos Três Poderes: o presidente Jair Bolsonaro; o presidente do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux; e o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco.
Também compuseram a mesa de honra o agora antecessor presidente do TSE, ministro Edson Fachin; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o corregedor-geral eleitoral, ministro Mauro Campbell Marques; os ministros do TSE Benedito Gonçalves, Sergio Banhos e Carlos Horbach, o procurador-geral eleitoral, Augusto Aras, e o presidente do Conselho Federal da OAB, Alberto Simonetti.
Estiveram presentes ainda os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Roussef, Michel Temer e José Sarney, todos os ministros do STF, além de outros candidatos à Presidência da República nas eleições deste ano, como Ciro Gomes e Simone Tebet.