Confira a lista de membros eleitos para o Conselho Superior da Defensoria Pública da Paraíba no biênio 2024/2026

Foi divulgado nesta sexta-feira (6) o resultado da eleição para escolha dos novos membros do Conselho Superior da Defensoria Pública da Paraíba (CSDP). Foram eleitos cinco conselheiros e quatro suplentes para o biênio 2024/2026. As defensoras públicas Monaliza Montinegro (123 votos), Waldelita de Lourdes (96 votos) e Ryveka Bronzeado (83 votos) foram reconduzidas ao cargo, enquanto Ricardo Barros (97 votos) e Elson Pessoa (92 votos) foram eleitos para a nova formação do Conselho.

O processo de votação, inteiramente eletrônico, foi desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação da Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR), utilizando uma plataforma criada em 2018, já aplicada em diversos estados. O sistema permitiu que os defensores votassem de forma rápida e segura, utilizando qualquer dispositivo com acesso à internet. Flávio Almeida, servidor da DPE-RR, destacou que essa implementação, dentro do termo de cooperação técnica, reafirma o compromisso das defensorias com a modernidade e a transparência no processo eleitoral.

Os suplentes eleitos para o conselho são Berthezene Barros da Cunha Lima, Maria de Fátima de Sousa Dantas, Marcel Joffily de Souza e Gerardo Rabello. Além dos membros eleitos, o colegiado inclui três membros natos: a defensora-geral do Estado, Madalena Abrantes, o subdefensor-geral, Ricardo Barros, e o corregedor-geral, Coriolano Sá. A ouvidora-geral, Inise Machado, também tem assento no órgão.

Durval de Oliveira Filho, defensor público e presidente da Comissão Eleitoral, destacou a eficiência da apuração, mesmo com um incidente que afetou a rede elétrica em João Pessoa. “Graças às inovações implementadas, o processo de votação foi acessível e eficiente, permitindo a participação de defensores de qualquer lugar”, afirmou.

“A Defensoria Pública hoje celebra mais um momento especial. Esta eleição interna foi uma demonstração clara da integridade, seriedade e, sobretudo, da transparência que permeiam todo o nosso processo eleitoral. Independentemente do resultado e de quem tenha sido eleito, quem realmente merece os parabéns é a própria Instituição, por conduzir uma disputa tão justa e leal entre os participantes”, concluiu a defensora pública-geral, Madalena Abrantes.

O mandato dos eleitos será de dois anos, com possibilidade de recondução, e o resultado final será homologado em breve.

CONFIRA A LISTA DA NOVA FORMAÇÃO DO CONSELHO:

Titulares:
-Monaliza Maely Fernandes Montinegro de Morais – 123 votos
-Ricardo José Costa Souza Barros – 97 votos
-Waldelita de Lourdes da Cunha Farias Rodrigues – 96 votos
-Elson Pessoa de Carvalho – 92 votos
-Ryveka Campos Martins Bronzeado – 83 votos

Suplentes:
-Berthezene Barros da Cunha Lima Martins – 79 votos
-Maria de Fátima de Sousa Dantas – 78 votos
-Marcel Joffily de Souza – 76 votos
-Gerardo Lins Rabello Sobrinho – 59 votos

Por Ícaro Diniz

Mais notícias