A defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, participou esta semana da 91ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Gerais (Condege), que aconteceu em São Luís (MA). O evento teve início na terça-feira (12) e reuniu lideranças de todo o país para debater pautas prioritárias ao fortalecimento da Defensoria Pública e ao acesso integral à justiça.
Nesta edição, foram discutidos temas como a implementação de boas práticas institucionais, o aprimoramento da atuação integrada entre as Defensorias Públicas e a ampliação de projetos voltados à inclusão social e à proteção dos direitos humanos. A defensora pública-geral Madalena Abrantes destacou a importância desses debates para promover avanços nas políticas de acesso à justiça.
“Os encontros do Condege são fundamentais para consolidarmos estratégias que garantam maior eficiência e capilaridade na atuação da Defensoria Pública. Nossa missão é assegurar que os serviços prestados cheguem, com qualidade, a todos os que mais precisam, fortalecendo a cidadania e reduzindo desigualdades,” afirmou Madalena.
O evento também apresentou cases de sucesso, como o modelo de “econúcleos” da Defensoria do Maranhão, que será replicado em outros estados. Além disso, a programação inclui visitas institucionais e homenagens, reafirmando o papel da Defensoria Pública como um pilar essencial na defesa da democracia e na proteção dos mais vulneráveis.
VISITA À SEDE DO GOVERNO – A comitiva de defensores públicos-gerais finalizou o primeiro dia de atividades com uma visita ao Palácio dos Leões, sede do Governo do Maranhão. A comitiva foi recebida pelo governador Carlos Brandão, oportunidade na qual apresentou projetos e ações para expansão do acesso à justiça no Maranhão e Brasil e o fortalecimento da Defensoria Pública.
A reunião contou ainda com a participação de membros da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Maranhão (Adpema).
Por Larissa Claro, com informações do Condege