Condege empossa novo presidente da entidade para o biênio 2022-2023

Publicado em: 05.07.2022

 

O defensor público-geral da Paraíba, Ricardo Barros, participou na noite de segunda-feira (4), em São Paulo, da solenidade de posse do novo presidente do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege). Florisvaldo Antonio Fiorentino Júnior ficará no comando da entidade no período 2022-2023. O evento de posse aconteceu no Teatro Sérgio Cardoso, na Capital paulista.

A cerimônia marcou, ainda, a recondução de Florisvaldo ao cargo de defensor público-geral do estado de São Paulo para o biênio 2022-2024 e a posse da nova composição eleita para o Conselho Superior da Defensoria paulista.

No discurso de posse, o novo presidente do Condege destacou o desafio de assumir essa função, especialmente após a excelência das gestões anteriores, que tiveram à frente Maria de Nápolis, ex-DPG do Distrito Federal, e Estellamaris Postal, DPG do Tocantins. Florisvaldo lembrou também o desafio quando passou a chefiar a Defensoria paulista, no início da pandemia, em um cenário que demandava respostas rápidas e eficientes, de modo a dar continuidade ao serviço público prestado, e falou sobre a necessidade de diálogo constante com outras instituições.

“A Defensoria Pública deve continuar se colocando de forma autônoma e independente, mas também dialógica, com outros órgãos, já que a Defensoria é verdadeira expressão e instrumento do regime democrático. Assim, sempre nos colocaremos como fiéis defensores e protetores, em todas as frentes, da supremacia da vontade popular, da preservação da liberdade e da igualdade de direitos, pois temos nesses valores verdadeiro tripé de sustentação da democracia em nosso país”, disse Florisvaldo.

Rivana Barreto Ricarte, presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), falou sobre o papel cumprido pela DPE-SP como referência para outras Defensorias, citando o exemplo da implantação do modelo de Ouvidorias-Gerais, e sobre a importância de diálogo permanente com o Condege para o fortalecimento da Defensoria Pública em âmbito nacional.

Rafael Galati Sábio, Presidente da Associação Paulista das Defensoras e Defensores Públicos (Apadep), lembrou o esforço de adaptação da DPE-SP frente à pandemia de Covid-19 e falou sobre a necessidade de continuar o trabalho por melhorias na instituição. “Como Presidente do Condege, desejo muito sucesso no trabalho de melhor estruturação da Defensoria Pública pelo país afora, mas também, especialmente no Congresso Nacional, que continuem trabalhando pelas pautas e temas que atingem os interesses e direitos dos usuários/as do nosso serviço”, disse.

Confira a composição da nova diretoria do Condege – 2022-2023

Ricardo Queiroz Paiva, Defensor Público-Geral do Amazonas – vice-presidente;
João Paulo Carneiro Gonçalves Ledo, Defensor Público-Geral do Pará – secretário-executivo;
Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, Defensora Pública-Geral do Mato Grosso do Sul – secretária-adjunta;
André Ribeiro Giamberardino, Defensor Público-Geral do Paraná – coordenador de comissões.

 

Fonte: CONDEGE

Mais notícias