Visando dar destaque a luta das mulheres negras, a Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) realiza na sexta-feira (28) uma ação na Comunidade do Timbó intitulada “O protagonismo feminino negro nas lutas por direitos”. A ação alusiva ao Julho das Pretas, acontece das 8h às 12h, e contará com apresentações artísticas, roda de diálogo e orientações jurídicas.
O evento é uma realização da Coordenadoria de Combate ao Racismo, vinculada ao Núcleo Especial dos Direitos Humanos e da Cidadania (NECIDH) e do Núcleo Especial de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM), da Defensoria Pública.
Entre as atividades previstas, será estruturada uma roda de diálogo sobre o tema do evento com a participação de Rossana Holanda, ativista e líder comunitária do Porto do Capim. A roda de conversa terá como facilitadora a Mestra Malu, também militante do movimento do negro e mestra de capoeira.
Também será formada uma roda de escuta coletiva para identificar as demandas da comunidade, e ofertadas orientações jurídicas às pessoas que necessitam dos serviços da Defensoria. Além disso, o evento também contará com a apresentação do Grupo de Capoeira Angola Palmares Roger e serão realizadas apresentações de hip hop e poesia marginal.
JULHO DAS PRETAS – O movimento visa ressaltar a batalha das mulheres negras contra a opressão racial e de gênero, e promover a maior participação delas na política e em outras esferas da sociedade. Também tem como foco a superação das desigualdades vivenciadas por essas mulheres no dia a dia.
Por Daiane Lima