A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) realizou, na manhã desta quarta-feira (27), a primeira reunião da Comissão Permanente de Gestão Documental (CPGD), instituída pela Resolução nº 110/2023. O encontro marcou o início dos trabalhos do grupo, que tem como objetivo coordenar as ações de gestão documental, otimizar o uso dos espaços físicos e digitais e assessorar a preservação da memória institucional. Além dos membros da Comissão, a reunião também contou com a participação de representantes do Arquivo Público do Estado da Paraíba.
A defensora pública-geral do Estado e presidente da Comissão, Madalena Abrantes, lembrou que a organização dos arquivos sempre foi uma preocupação central desde o início de sua gestão, em 2017, e destacou a importância desse novo momento.
“Quando cheguei à Defensoria, não existia um arquivo estruturado, apenas documentos acumulados sem qualquer sistematização. Desde então, assumi como prioridade a preservação dessa memória, porque os arquivos representam a história da instituição e de tudo o que ela construiu ao longo do tempo. Foi um trabalho árduo, que começou com a organização inicial do acervo e que agora ganha um novo fôlego com a Comissão Permanente de Gestão Documental e a parceria com a universidade. Esse é um passo essencial para garantir que nossa história esteja organizada, acessível e preservada, ao mesmo tempo em que cumprimos as normas legais e damos mais eficiência à gestão administrativa da Defensoria”, afirmou Madalena.
A arquivista e membro da CPGD, Jaína Soares, destacou os próximos passos do grupo: “Antes tínhamos uma massa documental acumulada e agora, com o trabalho realizado, já vemos avanços importantes na organização do acervo. Esses avanços continuarão a partir da utilização dos instrumentos arquivísticos em vigor no Estado da Paraíba e da aprovação do nosso Plano de Classificação e da Tabela de Temporalidade da Atividade Finalística, que nos permitirá organizar, preservar e eliminar os documentos de forma técnica e legal”.
PRESENÇAS – Também participaram da reunião o subdefensor administrativo, Sylvio Porto; a defensora pública Dada Novais; os servidores Ana Lúcia Navarro, Roberto Carlos Prado, Maria Dália Montenegro e Thiago Matheus Guedes. Do Arquivo Público do Estado da Paraíba participaram: a diretora executiva, Rebeca Oliveira; o gerente executivo, Welligton Gomes; e a gerente operacional, Tayná Rangel.
Texto: Felipe Bezerra