
Em um momento anterior, as equipes da Coordenadoria Administrativa da Execução Penal (Caep) e do Escritório Social estiveram reunidas para dialogar sobre aspectos do convênio, que viabiliza a contratação de pessoas em cumprimento de pena nos regimes semiaberto, aberto ou em livramento condicional.
Presente na abertura dos trabalhos, a defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, ressaltou o papel social da instituição. “Investir em ações educativas e de acolhimento junto aos reeducandos é reafirmar nosso compromisso com a dignidade humana, com a reintegração social e com uma justiça que transforma realidades”, destacou.

A gerente executiva do Escritório Social da Paraíba, Anna Batista dos Santos, também pontuou a relevância da iniciativa no processo de reintegração social. “Essas pessoas estão em processo de retorno à sociedade, e esse caminho passa pela recuperação da dignidade e da cidadania, pelo acesso ao trabalho e ao direito ao trabalho. Sentir-se novamente parte da sociedade, com o apoio de uma instituição tão relevante como a Defensoria Pública, faz toda a diferença nesse processo”, afirmou.
A reunião contou as presenças do corregedor-geral da DPE-PB, Coriolano Sá, do subdefensor público-geral Administrativo, Sylvio Porto, além de assessores da Defensorias e equipe técnica do Escritório Social.
CICLO DE OFICINAS – As oficinas integram um ciclo de intervenções psicossociais que será realizado mensalmente até o mês de dezembro, com foco na promoção da reintegração social e no fortalecimento da cidadania dos egressos do sistema prisional. As atividades serão conduzidas por uma equipe multidisciplinar, formada pela psicóloga Daniela Rocha e pela assistente social Nirleide Dantas Lopes, assegurando uma abordagem integral que considera tanto os aspectos subjetivos quanto as condições sociais vivenciadas pelos participantes. A proposta é criar espaços contínuos de escuta, orientação e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, contribuindo para a autonomia, o acesso a direitos e a construção de novos projetos de vida.
Texto: Felipe Bezerra e Larissa Claro
Fotos: Roberto Marcelo






Você precisa fazer login para comentar.