Com a presença do Escritório Social, Defensoria inicia ciclo de oficinas com reeducandos que trabalham na instituição

 A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) iniciou, na manhã desta sexta-feira (6), um ciclo de oficinas com os reeducandos que desenvolvem atividades laborais na instituição. Atualmente, 16 colaboradores da Defensoria são egressos do sistema penitenciário, encaminhados por meio de um convênio com o Escritório Social da Paraíba.

Em um momento anterior, as equipes da Coordenadoria Administrativa da Execução Penal (Caep) e do Escritório Social estiveram reunidas para dialogar sobre aspectos do convênio, que viabiliza a contratação de pessoas em cumprimento de pena nos regimes semiaberto, aberto ou em livramento condicional.

Presente na abertura dos trabalhos, a defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, ressaltou o papel social da instituição. “Investir em ações educativas e de acolhimento junto aos reeducandos é reafirmar nosso compromisso com a dignidade humana, com a reintegração social e com uma justiça que transforma realidades”, destacou.

A coordenadora administrativa da Execução Penal (Caep), Waldelita Cunha, também destacou a importância da ação. “A Defensoria Pública acredita que nenhuma pessoa pode ser reduzida ao seu passado. A reintegração exige responsabilidade, oportunidade e confiança. Este projeto simboliza exatamente isso: a possibilidade de recomeços reais”, pontuou a defensora pública.

A gerente executiva do Escritório Social da Paraíba, Anna Batista dos Santos, também pontuou a relevância da iniciativa no processo de reintegração social. “Essas pessoas estão em processo de retorno à sociedade, e esse caminho passa pela recuperação da dignidade e da cidadania, pelo acesso ao trabalho e ao direito ao trabalho. Sentir-se novamente parte da sociedade, com o apoio de uma instituição tão relevante como a Defensoria Pública, faz toda a diferença nesse processo”, afirmou.

A reunião contou as presenças do corregedor-geral da DPE-PB, Coriolano Sá, do subdefensor público-geral Administrativo, Sylvio Porto, além de assessores da Defensorias e equipe técnica do Escritório Social.

CICLO DE OFICINAS – As oficinas integram um ciclo de intervenções psicossociais que será realizado mensalmente até o mês de dezembro, com foco na promoção da reintegração social e no fortalecimento da cidadania dos egressos do sistema prisional. As atividades serão conduzidas por uma equipe multidisciplinar, formada pela psicóloga Daniela Rocha e pela assistente social Nirleide Dantas Lopes, assegurando uma abordagem integral que considera tanto os aspectos subjetivos quanto as condições sociais vivenciadas pelos participantes. A proposta é criar espaços contínuos de escuta, orientação e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, contribuindo para a autonomia, o acesso a direitos e a construção de novos projetos de vida.

Texto: Felipe Bezerra e Larissa Claro
Fotos: Roberto Marcelo

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.