‘ChatGPT’ é tema de curso ofertado pela Escola Superior em dezembro

A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (ESDPPB) ofertará, a partir do dia 2 de dezembro, o curso “Inteligência artificial para operadores do Direito através do ChatGPT”, com o defensor público de Pernambuco, João Duque Correia Lima Neto. A primeira aula acontecerá no formato presencial, a partir 14h, na Sala do Conselho Superior.

O curso é pensado para capacitar os profissionais do Direito em novas tecnologias que facilitem o trabalho jurídico, agregando produtividade e eficiência às suas atividades. Embora faça parte do Curso de Iniciação à Carreira da DPE-PB, a formação é aberta a todos os defensores (as) e servidores (as) da instituição.

O ChatGPT e outras ferramentas de IA estão revolucionando a prática jurídica, permitindo desde a criação rápida de minutas e peças processuais até a análise detalhada de jurisprudências e a redação de pareceres. A ferramenta também auxilia na pesquisa jurídica e organização de documentos complexos, otimizando a carga de trabalho dos defensores e melhorando a qualidade do atendimento ao cidadão.

Durante o curso, o palestrante vai orientar na criação do assistente virtual da Defensoria da Paraíba no ambiente do ChatGPT. Ela será configurada para atender às necessidades da instituição e poderá ser utilizada por todos os membros da instituição. A Escola Superior, inclusive, lançou uma enquete para escolher o nome da assistente virtual ou “robô” – como também são chamadas as IAs. Participe da votação!

MÓDULOS – Neste primeiro encontro presencial, serão abordados conceitos introdutórios sobre IA e aplicações práticas da ferramenta para a carreira jurídica. A formação ainda prevê módulos continuados de capacitação de forma remota. A carga horária total é de 8 horas.

Para o melhor aproveitamento da capacitação, é necessário que os participantes levem seus computadores para a aula inaugural e realizem o cadastro prévio no ChatGPT, pelo site: https://chatgpt.com/.

PALESTRANTE – O defensor público João Duque Correia Lima é professor de Inteligência artificial para operadores do Direito e chefe de gabinete da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE).

Por Larissa Claro e Luiz Filho

Mais notícias