Ouvidora externa da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) nos últimos quatro anos, a assistente social Maria do Céu Palmeira deixa o cargo nesta quinta-feira (22). A despedida vai acontecer no auditório da Faculdade da Paraíba (FPB), localizada na Av. Monsenhor Walfredo Leal, 512, a partir das 8h. Na ocasião, a Ouvidoria homenageará movimentos sociais e entidades públicas e privadas que tiveram atuação destacada na defesa e proteção das pessoas em situação de vulnerabilidade. O evento também marca a chegada da jornalista Inise Machado à DPE-PB. Ela foi eleita para ocupar o cargo de ouvidora no biênio 2024/2026.
A presidente do Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas (CNODP), Maria Aparecida Lucca Caovilla (SC), e a ouvidora da DPE-BA, Naira Gomes, confirmaram presença no evento.
As homenagens concedidas pela Ouvidoria serão feitas por meio da entrega de Menções Honrosas. O objetivo é reconhecer o empenho e a dedicação das entidades que contribuíram para o aperfeiçoamento dos serviços prestados pela Defensoria Pública. “É um agradecimento, um elogio público e o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por essa rede de apoio no atendimento ao cidadão. Estendo essa homenagem a todos os ouvidores que, com sua dedicação, têm trazido bons resultados para as ouvidorias e, consequentemente, para os cidadãos e para as gestões”, ressaltou Céu Palmeira.
Durante a programação, a nova ouvidora da DPE-PB, Inise Machado, será apresentada às autoridades e representantes presentes. “O meu desejo é que ela cumpra um excelente mandato à frente desse órgão que é tão importante para a Defensoria. Inise é uma mulher muito articulada e comprometida com os direitos humanos e com a defesa das pessoas hipossuficientes. Não tenho dúvida que a Ouvidoria ficará em boas mãos”, disse Céu.
BALANÇO – Além de assistente social, Céu Palmeira é militante dos direitos humanos, mediadora e conciliadora judicial. Seu mandato como ouvidora da DPE-PB é marcado pela aproximação com a sociedade civil e pelo fortalecimento das redes de proteção social. Sua atuação no último ano pode ser conferida no Relatório de Atividades da Ouvidoria 2024. Acesse o documento aqui.
OUVIDORIA-GERAL – A Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública da Paraíba é o elo de comunicação entre a população assistida, os movimentos sociais e a instituição. Sob a coordenação do ouvidor-geral, o órgão tem a missão de receber e encaminhar elogios, sugestões, críticas, solicitações, reclamações, denúncias e pedidos de informação, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados e promover a articulação comunitária.
Por Ícaro Diniz e Larissa Claro