Com um auditório cheio de usuários, familiares, representantes de conselhos profissionais e integrantes da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) de João Pessoa, a Defensoria Pública do Estado (DPE-PB) promoveu nesta segunda-feira (25) uma audiência pública para discutir a política de saúde mental da Capital. A retomada do Grupo de Trabalho (GT) com a presença Secretaria Municipal de Saúde (SMS/PMJP) e a capacitação em direitos humanos dos servidores que atuam na Raps foram alguns dos compromissos firmados na audiência.
Leia também: Reunião na Defensoria debate problemas na Rede de Atenção Psicossocial de JP
O evento aconteceu no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal da Paraíba, e contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional da Saúde, da SMS, da UFPB, do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Ministério Público Federal (MPF), entre outros órgãos.



SEMENTE PLANTADA – Atendendo ao convite da DPE-PB, o coordenador geral de Normas, Estudos e Projetos do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde, João Mendes de Lima Júnior, participou da audiência, onde fez um breve radiografia da política nacional de saúde mental, reforçando o compromisso antimanicomial. “Na condição de representante do MS, garanto que todo o esforço será feito para reerguer a política de saúde mental de João Pessoa”, ressaltou.
Ele também fez um balanço positivo das discussões e disse que este foi o momento de plantar uma semente para uma transformação que deverá acontecer a partir de agora. “Saio daqui sabendo que a gente encontrou uma fotografia bastante desafiadora, mas também saio com a expectativa de que essa conversa provocou a urgência do compromisso da transformação da saúde mental de João Pessoa”, pontuou.

Também participaram da audiência a professora doutora da UFPB, Ludmila Cerqueira, representando o coletivo de entidades em defesa da Raps; o procurador chefe do MPF, José Guilherme Ferraz da Costa; a presidente do Conselho Regional de Psicologia na Paraíba, Alcira Cavalcante; a coordenadora de Saúde Mental da SES, Iaciara Mendes; e a procuradora do MPF, Janaina Andrade.
PRESENÇAS – A abertura do evento foi realizada pela defensora pública-geral, Madalena Abrantes, e contou ainda com a presença da defensora do Núcleo Especial de Saúde, Audaci Soares Pimentel; da ouvidora geral da DPE-PB, Ceu Palmeira; de Renata da Câmara Pires Belmont, representando o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito; de Leonardo Pereira de Assis, representando o procurador geral do MPPB, Antônio Hortêncio Rocha; e do vereador Marcos Henriques, representando a Câmara Municipal de João Pessoa.
Por Larissa Claro
