A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) alerta à população sobre novas tentativas de golpe utilizando o nome da instituição. Desta vez, criminosos têm mirado os assistidos das ações da Defensoria na área da saúde, entrando em contato com as vítimas para solicitar dados bancários.
A coordenadora do Núcleo Especial de Saúde (NES), Remédios Mendes, informou que os golpistas estão utilizando documentos oficiais da instituição, como as petições iniciais de processos judiciais, para dar aparência de legitimidade à fraude. Ao entrarem em contato, os criminosos informam falsamente que o assistido obteve uma decisão favorável na Justiça e solicitam os dados bancários das vítimas.
“Queremos afirmar que todo o trabalho da Defensoria Pública é gratuito. Nenhum defensor ou funcionário pede dinheiro ao assistido, seja para a obtenção de certidões, documentos ou qualquer outro serviço”, alerta a defensora Remédios Mendes.
Em caso de abordagens suspeitas, a orientação é não realizar nenhum pagamento, não fornecer dados pessoais e confirmar a veracidade do contato diretamente com a Defensoria. “Alguns assistidos entram em contato conosco para saber da veracidade. É golpe, não respondam”, completa Remédios Mendes.
DENÚNCIA – As denúncias podem ser encaminhadas à Ouvidoria da DPE-PB pelo número (83) 98647-7712 (WhatsApp). Também é possível procurar presencialmente o núcleo da Defensoria onde o atendimento foi realizado. A ocorrência pode ser registrada também na Delegacia de Defraudações da comarca correspondente.
Texto: Felipe Bezerra