DPE-PB integra rede de apoio à criação do Movimento População de Rua na PB

Por: Larissa Claro – Publicado em: 22.01.2020

 

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) voltou a se reunir, na última sexta-feira (17), com membros da rede de apoio para o fortalecimento do Movimento População de Rua da Paraíba, criado há um mês em reunião organizada pela Ouvidoria Geral da DPE, em João Pessoa. O encontro da última sexta contou com a participação do coordenador regional do Movimento Nacional de População de Rua, Vanilson Torres.

De acordo com a ouvidora Andrea Coutinho, a reunião foi mais um passo no fortalecimento da rede de apoio à população em situação de rua na Paraíba, que também conta com o Núcleo Especial de Direitos Humanos (Necid) da DPE. “É muito importante para nós acompanhar e fortalecer esse movimento, até porque a população em situação de rua é, por natureza, paciente da Defensoria Pública. São pessoas com diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza absoluta”, ressaltou a ouvidora.

Segundo a assistente social Céu Palmeira, do Necid, a reunião pontuou a necessidade de parcerias entre as entidades governamentais para minimizar os problemas vivenciados pela população em situação de rua. “São pessoas muitas vezes invisíveis aos olhos da sociedade, então a DPE se une ao movimento para lutar em busca de soluções efetivas”, disse.

A atuação da Defensoria Pública junto a população em situação de rua segue uma dinâmica nacional, discutida, inclusive, no mês de novembro por defensores públicos de várias regiões do país durante o Congresso Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Conadep). A Paraíba foi representada na ocasião pela defensora pública Lydiana Cavalcante.

Além da Defensoria Pública, também integram a rede de atenção instituições e iniciativas que realizam ações direcionadas a população de rua, tais como a Arquidiocese da Paraíba, por meio das pastorais das pessoas em situação de rua; a Federação Espírita Paraibana; a Fundação Sistêmica; o Candomblé e a Geladeira Solidária do Varadouro.

AÇÕES – Dentre as ações voltadas para a população de rua e que estão prevista para este ano estão um seminário sobre o tema; o censo desta população, que será realizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e a implantação de um Comitê Intersetorial de Acompanhamento da Execução da Política Pública para Pessoas em Situação de Rua.

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.