Servidores da Defensoria Pública passam por treinamento de Análise Swot

Por: Ascom-DPPB – Publicado em: 16.08.2017

 

Funcionários da Defensoria Pública da Paraíba (DPPB) estão participando de treinamento sobre a Análise Swot, umas das ferramentas para implantação da gestão por competência na instituição.  A capacitação está sendo ministrada por Virgínia Alves, consultora em gestão de pessoas.

Análise Swot é uma técnica para se fazer análise de cenário/ambiente. Geralmente, a ferramenta é utilizada para se elaborar o planejamento estratégico de uma empresa ou instituição a partir da identificação de suas Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. O nome Swot vem das palavras que formam a sigla em inglês: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Segundo a consultora Virgínia Alves, que integra a empresa Aguiar Auditores e Consultores, o treinamento na DPPB começou com lideranças dos setores de Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Processos Licitatórios e Administração. A ideia é que esses funcionários se tornem multiplicadores do conteúdo apresentado e desenvolvido durante as atividades de capacitação.

“A Análise Swot é uma ferramenta que vai fortalecer aquilo que a gente acredita para que a gestão possa dar continuidade ao seu trabalho, pois, mais à frente, teremos o planejamento estratégico. E o que vai ser finalizado no Swot são ferramentas de apoio para o planejamento estratégico dessa gestão, com muitas informações fornecidas pelos funcionários que irão fortalecer o trabalho da Defensoria junto aos seus assistidos”, comentou.

NOVA VISÃO
A coordenadora de Recursos Humanos da Defensoria Pública, Maria Dália Montenegro, considerou a iniciativa muito boa e espera que reuniões e treinamentos como esse continuem a acontecer, pois proporcionam uma nova visão do setor, que passa pela necessidade de informatização dos processos, o que trará maior agilidade ao seu funcionamento.

Outro a elogiar o treinamento foi o gerente administrativo Nazário Albuquerque, da Gerência de Administração e Tecnologia da Informação, que sugeriu a extensão da capacitação a todos os funcionários da DPPB. “O que me chamou mais a atenção foi a modernização proporcionada em todos os aspectos processuais e de humanização à Defensoria. A padronização dos formulários, por exemplo, resultará em muita celeridade”, destacou.

O programa de capacitação prevê que os participantes tenham contato com a ferramenta Análise Swot, possam se conhecer um pouco mais (e também cada um dos setores envolvidos) e realizem a análise do setor em que atuam. O material produzido no treinamento será utilizado para a elaboração de um relatório que será apresentado à defensora pública-geral e sua equipe de gestão.

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