
O evento tem caráter nacional e vai reunir representantes das Defensorias Públicas de todo o país focados no fortalecimento do acesso à Justiça por meio da transformação digital. A organização é da Coordenadoria Nacional de Tecnologia do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) em parceria com a DPE-PB.
Para Madalena Abrantes, a aproximação com o Ministério das Comunicações reforça o papel estratégico da tecnologia na atuação da Defensoria Pública. “A transformação digital tem impacto direto na forma como chegamos às pessoas que mais precisam da nossa atuação. Dialogar com o Ministério das Comunicações sobre conectividade, inovação e inclusão digital é essencial para ampliar o alcance dos serviços da Defensoria, especialmente em regiões mais remotas”, destacou.
Ela informou que o ministro foi bastante receptivo ao convite e garantiu a participação do Ministério das Comunicações no evento.
A proposta do workshop é promover a integração entre as Defensorias, fomentar o desenvolvimento conjunto de sistemas e plataformas, alinhar estratégias nacionais de tecnologia da informação e fortalecer políticas de governança digital, conectividade e inclusão digital — temas diretamente relacionados à atuação do Ministério das Comunicações.
Texto: Larissa Claro