
O PBdoc é a plataforma oficial do Governo do Estado para gerenciamento de processos administrativos. Trata-se de um software livre, desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata) e disponibilizado à Defensoria por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Administração (Sead). O sistema entrou em funcionamento na DPE-PB em 16 de outubro de 2024.
Antes da implantação, servidores e servidoras participaram de treinamentos presenciais e receberam vídeos tutoriais produzidos pela Codata e pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Defensoria, o que garantiu uma transição mais fluida para o novo formato digital.

“Foi um avanço muito grande para a Defensoria Pública, porque há um ano ainda trabalhávamos com processos físicos, em papel. Além da economia, tivemos um impacto significativo na agilidade da tramitação processual. Definitivamente, podemos dizer que a Defensoria Pública está na era digital, avançando e avançando cada vez mais”, afirmou.
A implementação do PBdoc foi coordenada pelo subdefensor público-geral administrativo, Sylvio Porto, que ressalta o alinhamento da iniciativa com os princípios da boa governança pública.

MELHORIAS E IMPACTOS – A adoção do PBdoc tornou o trabalho interno da Defensoria mais dinâmico e acessível. Com filtros de pesquisa e recursos de controle, a ferramenta agiliza a busca, a prestação de contas e o acompanhamento das responsabilidades em cada setor. O reforço na segurança das informações é outro ponto de destaque, como explica o diretor de Tecnologia da Informação, Rafael de Andrade:
“O sistema, fornecido pela Sead e pela Codata, trouxe mais segurança e confiabilidade para a tramitação dos processos, garantindo transparência e credibilidade à gestão”, afirma Rafael.

“Perdíamos muito tempo numerando páginas, etiquetando e entregando processos físicos de setor em setor. Com o PBdoc, o trabalho ficou muito mais ágil. A quantidade de papéis e o número de deslocamentos diminuíram consideravelmente”, relata.
No setor de Licitações, a ferramenta também trouxe ganhos expressivos em comunicação e produtividade, como destaca Alan Barbosa de Lima:

Além de transformar as rotinas de trabalho, o PBdoc também reduziu a necessidade de espaço físico para arquivamento. Embora o acervo histórico da instituição permaneça preservado no setor de Arquivos, as novas demandas são agora totalmente digitais, consolidando um novo modelo de gestão documental na Defensoria Pública.
Texto: Luiz Filho