Defensoria Pública recebe presidente da Fenaj e reforça parceria no Encontro dos Jornalistas

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) recebeu, nesta terça-feira (19), a visita da presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro. A DPE-PB, por meio da Ouvidoria-Geral, é parceira na realização do Encontro dos Jornalistas da Paraíba 2025, que teve início hoje e segue até quinta-feira (21), em João Pessoa.

Samira está na Paraíba participando da programação do Encontro, que reúne jornalistas, estudantes e pesquisadores para debater os desafios da profissão e o combate à desinformação. Este é o seu segundo mandato à frente da Fenaj, cuja posse ocorreu ontem (18). Na ocasião, a ouvidora-geral da DPE-PB, Inise Machado, também foi empossada como vice-presidente da Fenaj, Região Nordeste.

Durante a visita, o defensor público Gerardo Rabello destacou a relação de proximidade que a Defensoria Pública tem com a imprensa paraibana. “Nos sentimos muito acolhidos e abraçados nesse momento pela Fenaj, que nos prestigia com esta visita. A imprensa sempre foi uma forte aliada na divulgação dos relevantes serviços prestados pela Defensoria à população. Como todos sabem, o nosso papel vai muito além da assistência judiciária. E essa pauta, que passa pela defesa dos direitos humanos, pela educação em direitos e pelo acesso à Justiça, desperta o interesse da imprensa, que sempre abre espaço para as ações e prestações de serviço oferecidas pela nossa instituição”, disse o defensor.

A presidente da Fenaj ressaltou a afinidade entre os papéis desempenhados pela Defensoria e pelo jornalismo na sociedade. “Eu acho que a gente tem uma missão em comum, tanto o jornalismo quanto a Defensoria, que é levar cidadania. A Defensoria como garantidora de direitos, buscando o primeiro acesso à justiça daqueles e daquelas que não têm, e o jornalismo levando a informação que gera essa busca pela própria Defensoria”, destacou a jornalista, que já atuou como assessora de imprensa da Associação de Defensores Públicos do estado do Ceará.

A ouvidora-geral da DPE-PB, Inise Machado, destacou a vinda de Samira ao estado e a parceria da Defensoria, por meio da Ouvidoria, na realização do Encontro de Jornalistas da Paraíba. “O evento traz debates fundamentais para a sociedade na atualidade, com temas que também são caros à Defensoria, como a abordagem da imprensa em casos de violência doméstica. A presença da Fenaj reafirma a relevância da imprensa como aliada na construção de uma sociedade mais justa, além de reforçar a luta pela valorização do jornalismo, que caminha lado a lado com o fortalecimento da democracia”, ressaltou a ouvidora.

A diretora de Comunicação da DPE-PB, Larissa Claro, aproveitou para parabenizar a Fenaj pelo papel fundamental de combate à desinformação. “Algo que também faz parte do cotidiano da Defensoria quando buscamos assegurar que os cidadãos tenham acesso a informações corretas sobre seus direitos. Além disso, a Federação é uma voz essencial na luta pela manutenção da obrigatoriedade do diploma em Jornalismo, que representa a valorização da profissão e da qualidade da informação”, acrescentou.

A visita também contou as presenças dos subdefensores públicos-gerais Ricardo Barros (Institucional) e Sylvio Porto (Administrativo), que também pontuaram a importância da imprensa para a difusão do trabalho da Defensoria Pública na sociedade.

ENCONTRO DOS JORNALISTAS DA PARAÍBA – A Ouvidoria-Geral da DPE-PB e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba (Sindjor-PB) promovem o Encontro dos Jornalistas da Paraíba 2025. O evento acontece de 19 a 21 de agosto, na capital paraibana, com apoio da FENAJ, instituições acadêmicas, entidades da sociedade civil e órgãos públicos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

ENCONTRO DOS JORNALISTAS DA PARAÍBA – 2025

Texto: Felipe Bezerra e Larissa Claro
Foto: Roberto Marcelo

Mais notícias