A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) segue fortalecendo seu compromisso com o acesso à justiça e a promoção dos direitos humanos com a presença ativa no novo espaço do Centro Integrado da Justiça Social (Cijus), agora localizado no térreo do Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa. A reinauguração do local aconteceu na última quinta-feira (3), com a presença de representantes das instituições parceiras do projeto.
No posto da DPE-PB no Cijus, a população pode contar com orientações jurídicas gratuitas, consultas processuais, encaminhamentos e, ainda, serviços prestados pela Ouvidoria Geral da instituição. O espaço recebe reclamações, denúncias, sugestões, elogios e outras manifestações do público, consolidando-se como um canal de escuta e participação social.
A defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, participou da solenidade de reinauguração e reafirmou o compromisso da DPE-PB com a população em situação de vulnerabilidade social. “O Cijus é mais uma porta aberta para a cidadania. Nossa presença aqui garante que pessoas que não têm acesso fácil à Justiça possam ser acolhidas, orientadas e encaminhadas de forma humanizada”, reforçou.
A ouvidora geral da Defensoria Pública, Inise Machado, destacou a importância da atuação nesse espaço coletivo de cidadania. “Nós costumamos dizer que a ouvidoria da Defensoria Pública é uma ouvidoria externa, então nós estamos no canto certo, trazendo mais uma voz para o povo. As pessoas que vêm a este local podem fazer suas reclamações, suas denúncias e também sugestões e elogios”, finalizou a ouvidora.
Inaugurado em 2023, o Cijus é uma iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) que reúne instituições públicas e privadas com o objetivo de oferecer, de forma integrada, serviços essenciais à população. No novo endereço, os atendimentos também visam alcançar trabalhadores que se dirigem ao fórum para audiências e que agora terão acesso a oportunidades de capacitação, orientação jurídica e inclusão social.
Além da Defensoria Pública, também participam do projeto o Sine-JP, Senai, Sebrae, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), e a Fecomércio.
Texto: Larissa Claro
Fotos: Roberto Marcelo