Defensoria Pública inicia ciclo de inspeções de 2025 em unidades prisionais de Monteiro e Santa Luzia

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) retomou, em março, o ciclo de inspeções em unidades prisionais. As primeiras visitas do ano aconteceram nos dias 27 e 28 nas Cadeias Públicas de Monteiro e Santa Luzia, conduzidas pelas Coordenadoria Administrativa de Execução Penal (Caep) e Coordenadoria de Atendimento da Execução Penal e Estabelecimentos Prisionais (Caepep).

As inspeções avaliam as condições estruturais, sanitárias e administrativas das unidades e permitem ouvir diretamente os presos. O objetivo é garantir direitos fundamentais e verificar o cumprimento da legislação penal e penitenciária.

A defensora pública Waldelita Cunha, coordenadora da Caep, explicou que as visitas são planejadas conforme a quantidade de denúncias recebidas. “Conversamos com servidores e presos, e iremos elaborar relatórios e emitir recomendações para adequação das unidades. Caso necessário, iremos recorrer à Justiça para pedir providências para garantir os direitos fundamentais, como atendimento médico, banho de sol e alimentação adequada”, disse.

A DPE-PB orienta que familiares de pessoas presas busquem atendimento jurídico nos núcleos da Defensoria ou diretamente com os defensores que atuam nas unidades prisionais do estado.

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.