Condege realiza 94ª Reunião Ordinária e discute avanços e pautas prioritárias para as Defensorias Públicas

Reunindo chefes das Defensorias Públicas estaduais e do Distrito Federal, o Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) realizou na manhã desta sexta-feira (21), em João Pessoa, a 94ª Reunião Ordinária do colegiado. O encontro aconteceu na Sala de Eventos do Centro Cultural Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).

Entre os temas discutidos nesta edição, está a proposta de indicadores de atuação elaborada pela Transparência Brasil no âmbito do Projeto “Mais Defensoria”, apresentada pela diretora-executiva da organização, Juliana Sakai.

A presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Fernanda Fernandes, trouxe para a reunião informes legislativos e judiciários, enquanto o deputado federal Stélio Dener, defensor público do estado de Roraima, apresentou temas relacionados à Vice-Presidência da Frente Parlamentar das Defensorias Públicas.
A defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, ressaltou a relevância desse diálogo entre os estados. “Receber o Condege em João Pessoa é sempre uma grande honra para a Defensoria Pública da Paraíba. O colegiado tem um papel fundamental na articulação de estratégias para o fortalecimento da nossa atuação em todo o país, promovendo a troca de experiências e o aprimoramento dos serviços prestados à população em situação de vulnerabilidade”, ressaltou Madalena Abrantes.

O presidente do Condege, Oleno Matos (RR), destacou a importância da expansão das atividades da Defensoria Pública, da melhoria da infraestrutura e da contratação de novos membros, além do fortalecimento da carreira. “A reunião foi uma oportunidade para discutirmos o aprimoramento da atuação da Defensoria Pública na defesa dos mais vulneráveis, como moradores de rua, imigrantes e populações indígenas. Nosso compromisso é garantir assistência jurídica àqueles que mais precisam, muitas vezes considerados invisíveis pela sociedade”, pontuou o presidente do Condege.

Durante o evento, o colegiado recebeu a visita do procurador-geral do Estado da Paraíba, Fábio Brito Ferreira. A 94ª Reunião Ordinária do Condege contou com representantes dos estados de Sergipe, Tocantins, Roraima, Santa Catarina, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraná, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Acre, Amapá e Amazonas.

Texto: Felipe Bezerra
Fotos: Henrique Paparazzo/DPPE

Mais notícias