Em tempos de desafios, contar com amigos faz toda a diferença. Foi com esse espírito de reconhecimento e gratidão que a Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) realizou, nesta quinta-feira (19), a entrega da honraria Amigo da Defensoria durante sua confraternização anual, realizada na Marriage Recepções, em João Pessoa. O evento homenageou 11 autoridades, entre elas, o governador João Azevedo, o presidente do Poder Judiciário, João Benedito, o presidente do Tribunal de Contas (TCE-PB), Nominando Diniz, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e o secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano.
O título simboliza o agradecimento da Defensoria às personalidades que, ao longo do ano, contribuíram diretamente para o fortalecimento da instituição em 2024 e foram parceiras na missão de garantir o acesso à justiça à população mais vulnerável. Também foram homenageados os deputados estaduais Luciano Cartaxo, Walber Virgulino, João Gonçalves e Wilson Filho (licenciado, atual secretário de Estado da Educação); o ex-deputado estadual e suplente na Câmara Federal, Raniery Paulino; e o secretário de estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins.
Os homenageados receberam uma obra de arte exclusiva, confeccionada pelo artista Chico Ferreira em cerâmica, inspirada na renda renascença, patrimônio cultural imaterial da Paraíba. A solenidade foi conduzida com leveza e maestria pelo defensor público Gerardo Rabello, que contextualizou a relação e as contribuições de cada homenageado com a instituição.
RECONHECIMENTO – Durante a solenidade, a defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, enfatizou que a união de esforços foi fundamental para os avanços conquistados pela instituição. “Ao longo do ano enfrentamos desafios que só puderam ser superados graças à colaboração e ao apoio de pessoas comprometidas com a justiça e com os direitos da população. Este apoio tem sido essencial para o fortalecimento da Defensoria Pública e para garantir que possamos cumprir com excelência nossa missão de defender aqueles que mais precisam”, afirmou.
“Esta honraria simboliza nosso profundo agradecimento e o compromisso de seguirmos juntos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Que esse espírito de união e solidariedade, tão presente neste momento natalino, nos inspire a trabalhar com dedicação e esperança no ano que se inicia”, acrescentou.
O governador João Azevedo, um dos homenageados da noite, ressaltou a importância da relação institucional entre o Executivo e a Defensoria Pública, pautada pelo respeito e cooperação. “É para mim uma alegria estar aqui compartilhando esse momento. Amigo é uma palavra muito forte, carrega um significado muito grande. Ser considerado amigo da Defensoria, depois de tudo que já vivemos, é uma alegria redobrada”, afirmou.
João Azevedo também reforçou seu reconhecimento ao papel da Defensoria na promoção da justiça social. “Estou aqui porque acredito no trabalho que a Defensoria faz, pela importância que esse trabalho tem para a sociedade. Eu tenho dito várias vezes que o nosso governo tem esse olhar, o olhar de inclusão e o olhar de cuidado. Isso faz uma diferença muito grande e a Defensoria, verdadeiramente, representa isso, desse olhar, de cuidar daqueles que mais precisam, daqueles necessitados, que muitas vezes não tem voz nem vez”, pontuou.
A homenagem ao governador se deu pelo restabelecimento das boas relações institucionais entre o Executivo e a Defensoria Pública; respeito à autonomia administrativa e financeira da instituição; e pela sensibilidade com a qual atendeu demandas essenciais da Defensoria, como a suplementação orçamentária que possibilitou a convocação dos primeiros aprovados no segundo concurso de membros da instituição.
HOMENAGEADOS – Durante a solenidade, foram destacadas as ações dos homenageados. O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), João Benedito, foi reconhecido pela parceria em iniciativas e projetos, a exemplo dos Grupos Reflexivos de Autores de Violência. Já o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), Nominando Diniz, foi homenageado pela colaboração constante na qualificação de servidores nas áreas de transparência e licitação, o que resultou na conquista do Selo Ouro de Transparência Pública pela Defensoria.
Os deputados Luciano Cartaxo, Walber Virgulino, João Gonçalves e Wilson Filho (licenciado) e o ex-deputado Raniery Paulino receberam o título Amigo da Defensoria em reconhecimento à destinação de emendas parlamentares e à defesa da instituição no Legislativo. O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, também foi agraciado, mas não pôde comparecer devido a outros compromissos institucionais.
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, entre outras parcerias, foi lembrado pela iniciativa de demolir o antigo Hotel Tropicana, viabilizando o espaço onde será construída a nova sede da Defensoria Pública. Por sua vez, os secretários de Estado Gilmar Martins (Planejamento, Orçamento e Gestão) e Marialvo Laureano (Fazenda) foram homenageados pela interlocução e pelo apoio às demandas da Defensoria junto ao Governo do Estado.
A entrega da honraria Amigo da Defensoria reforçou o compromisso da Defensoria Pública com o diálogo interinstitucional e com aqueles que, por meio de ações concretas, ajudam a transformar vidas. Em uma noite marcada por gratidão e união, a Defensoria reafirmou seu papel como instituição essencial para a justiça e a cidadania na Paraíba.
Por Larissa Claro
Fotos: Roberto Marcelo