Defensora pública-geral é empossada membro-fundadora da Academia Paraibana de Direito

A Defensora Pública-Geral da Paraíba, Madalena Abrantes, foi empossada na cadeira de número 15 da Academia Paraibana de Direito (APD), na última sexta-feira (6). A cerimônia ocorreu no auditório da UNIESP, em Cabedelo, e marcou a posse dos membros-fundadores da instituição, criada em 13 de maio de 2024. Durante a solenidade inaugural, a APD acolheu 15 acadêmicos, de um total de 19 membros efetivos.

Desde sua fundação, a Academia vem promovendo eventos como seminários sobre Direito Ambiental, lançamentos de livros e publicações acadêmicas, que destacam a excelência de seus integrantes. Com a missão de disseminar o conhecimento jurídico e valorizar grandes nomes do Direito brasileiro, a APD homenageia figuras marcantes, entre eles, os ex-defensores (as) públicos (as) Airton Cordeiro Fátima Lopes e Levi Borges, patronos da Academia.

Madalena Abrantes, cuja cadeira tem como patronesse a defensora pública Fátima Lopes, destacou em seu discurso o compromisso de aproximar o Direito da população. “Queremos romper os muros acadêmicos que possam aprisionar o conhecimento jurídico. Fazer parte desta Academia é uma honra e uma responsabilidade, com um compromisso voltado para as futuras gerações. A APD nasce para trilhar uma jornada iluminada, que promete enriquecer o panorama jurídico brasileiro e fortalecer a democracia e a cidadania”, afirmou a DPG.

O presidente da APD, Boisbaudran Imperiano, ressaltou a importância de disseminar o conhecimento jurídico para a sociedade. Durante a cerimônia, a reitora da UNIESP, Érika Cavalcanti, e o presidente da OAB-PB, Harrison Targino, foram homenageados com diplomas de honra ao mérito, em reconhecimento ao trabalho prestado em prol da valorização da cultura jurídica no estado. “Esse reconhecimento é fundamental para a Academia, que tem como objetivo a difusão da informação jurídica junto à sociedade”, destacou Imperiano.

O vice-presidente da APD, advogado e professor Josinaldo Malaquias, também saudou os novos membros, enfatizando o papel do Direito na preservação da democracia. “A APD é um espaço de reflexão e aprofundamento do conhecimento jurídico. É crucial mantermos um caráter altivo e de repúdio ao autoritarismo, em todas as suas formas”, afirmou.

Por Ícaro Diniz

Mais notícias