A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) celebrou mais um avanço no processo de modernização administrativa com a certificação de 61 servidores no curso de Gestão Documental PBdoc. A plataforma, adotada oficialmente pela DPE-PB no mês passado, é uma ferramenta do Governo do Estado para criação e tramitação de documentos e promete melhoria da rotina interna da instituição.
A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu nesta segunda-feira (2), na sede administrativa da DPE-PB. Durante o evento, a defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, destacou o impacto positivo da capacitação e o compromisso contínuo com a inovação. “Este é um marco importante para a nossa gestão, fruto de uma parceria valiosa com a Espep. Continuaremos investindo em novas tecnologias que aprimorem nossos serviços. Quero aproveitar para parabenizar todos os servidores que se dedicaram a essa capacitação”, afirmou.
O subdefensor público-geral, Sylvio Porto Filho, enfatizou a relevância da nova plataforma para a eficiência institucional. “Esse avanço tem proporcionado agilidade, segurança e transparência às nossas atividades, além de melhorar significativamente a experiência de quem utiliza os nossos serviços, atendendo ao mandamento constitucional da razoável duração do processo”, pontuou.
Marcelo Ramos, coordenador de implantação e treinamento do sistema, ressaltou a importância da capacitação para a integração interinstitucional. “O curso vem a capacitar os seus colaboradores a estarem aptos a operacionalizar o sistema como um todo, desde a criação, produção, assinatura, tramitação de todos os documentos que serão utilizados na comunicação interna da Defensoria como para fora do órgão”.
O treinamento, realizado virtualmente entre outubro e novembro, foi fruto da colaboração entre a DPE-PB e a Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep). A plataforma PBdoc fornece acesso a mesas digitais, permitindo o acompanhamento em tempo real dos processos, o que agiliza o fluxo de trabalho e os serviços oferecidos.
Além de promover a transparência e a eficiência, o PBdoc visa à economia de recursos, como papel, impressoras e cartuchos, reforçando o compromisso da Defensoria com a sustentabilidade ambiental.
A cerimônia também contou com a presença do corregedor-geral da DPE-PB, Coriolano Dias de Sá Filho; da diretora de ensino da Escola Superior da Defensoria (ESDPPB), Monaliza Montinegro; da coordenadora do Núcleo de Seleção e Treinamento da Espep, Angélica Gadelha; e da coordenadora do curso, Eduarda Oliveira.
Por Felipe Bezerra
Foto: Roberto Marcelo