A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) contribuiu para o aperfeiçoamento dos defensores públicos pernambucanos que atuam na Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Funase). A convite da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE), a defensora paraibana Berthezene Barros da Cunha Lima Martins apresentou a experiência da Paraíba no atendimento aos socioeducandos.
O evento, promovido pela Escola Superior da DPPE, ocorreu de 21 a 23 de outubro e teve como objetivo fortalecer a atuação dos defensores públicos no atendimento a adolescentes em situação de conflito com a lei em Pernambuco.
Além da palestra, Berthezene participou de uma roda de conversa mediada pela defensora pública Carolina Izidoro (PE).
“A troca de conhecimentos entre os estados vizinhos é essencial para o aprimoramento das práticas defensoriais, especialmente no atendimento a adolescentes em situação de conflito com a lei. Participar dessa roda de conversa foi uma oportunidade valiosa para compartilhar experiências e aprender com a realidade vivida pelos colegas de Pernambuco”, destacou Berthezene, que está à frente da Coordenadoria de Defesa do Adolescente em Situação de Conflito com a Lei da DPE-PB.
Ela ainda acrescentou que “a integração entre as Defensorias Públicas fortalece as estratégias de atuação e, acima de tudo, garante que os direitos dos socioeducandos sejam respeitados e que o processo socioeducativo seja efetivo e humanizado”.
VISITA – Durante o evento, a defensora paraibana visitou unidades socioeducativas de Pernambuco para conhecer de perto o trabalho desenvolvido e trocar experiências com os profissionais locais.
Por Ícaro Diniz e Larissa Claro