A Defensoria Pública do Estado da Paraíba deu um importante passo rumo à modernização institucional com a parceria firmada com o Governo do Estado para a implantação do sistema PBDoc, uma ferramenta avançada de tramitação eletrônica de processos. Nesta quarta-feira (14), uma comitiva da DPE-PB, encabeçada pelo subdefensor Administrativo, Sylvio Porto, foi recebida pela gerente Executiva de Transformação Digital da Secretaria de Estado da Administração (Sead), Joselma Costa, para um breve treinamento.
Com a implantação do PBDoc, a Defensoria Pública passará a operar em um ambiente digital, o que permitirá maior agilidade, transparência e eficiência na gestão dos processos. A ferramenta possibilitará uma redução significativa no uso de papel, além de proporcionar um controle mais rigoroso e acessível dos procedimentos internos. Outro benefício é a maior celeridade na comunicação entre os setores e com outras instituições, o que resultará em um atendimento mais rápido e eficaz para os cidadãos assistidos pela Defensoria.
De acordo com Sylvio Porto, a modernização proporcionada pelo PBDoc é um passo fundamental para que a Defensoria Pública continue aprimorando o seu papel na defesa dos direitos dos cidadãos. “Estamos confiantes de que essa parceria com o Governo do Estado trará resultados positivos tanto para a nossa instituição quanto para a população paraibana”, disse.
Atualmente, três setores da Defensoria já utilizam a plataforma para se comunicar com as secretarias de Estado: Financeiro, Recursos Humanos e Chefia de Gabinete. De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação da DPE, Paulo Rogério, esse uso é feito ainda de forma tímida. Com a implantação em todos os setores e em todo o Estado, o seu uso será obrigatório para todos os servidores e defensores públicos. “O PBDoc não só vai otimizar a gestão dos processos, como também fortalecerá a segurança das informações e a transparência no serviço prestado ao cidadão”, ressaltou Paulo.
A implementação do PBDoc na Defensoria Pública da Paraíba está prevista para ocorrer de forma gradual, com a capacitação dos servidores e a adaptação dos procedimentos internos ao novo sistema. A expectativa é que, com a nova ferramenta, a Defensoria esteja ainda mais preparada para enfrentar os desafios da era digital e oferecer um serviço público de qualidade e eficiente.
Por Larissa Claro