Dando continuidade às parcerias com instituições para acesso a tratamentos de saúde para a população vulnerável, e atendimento às demandas que necessitam de judicialização, o Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) em Campina Grande, se uniu a Vara da Infância e Juventude da Comarca, e realizou uma visita institucional ao Instituto Elpídio de Almeida (ISEA) nesta quarta-feira (14). O objetivo era debater meios de promoção da saúde aos pacientes da maternidade, além do acesso integral a tratamentos médicos não disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Participaram da visita o coordenador do núcleo, José Alípio Bezerra, a assessora jurídica Eliagna França, o juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Campina Grande, Perilo Lucena. Além da representante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, em CG, Orlan (sobrenome). Uma equipe técnica de médicos, enfermeiros e assistentes sociais do ISEA recepcionou o grupo e apresentou as demandas importantes e urgentes do hospital.
Segundo José Alípio, a visita institucional foi essencial para observar os problemas e obter ferramentas para prestação de atendimento jurídico especializado aos que procuram a Defensoria. “Esta visita foi fundamental para conhecermos a realidade do instituto e buscarmos soluções para as questões de saúde dos nossos assistidos. O diálogo estabelecido aqui permitirá que os processos ocorram de forma rápida, e que possamos chegar a resoluções extrajudiciais eficientes, evitando a judicialização desnecessária, viabilizando assim o acesso a tratamentos médicos necessários”, ressaltou o coordenador.
Por Daiane Lima