Mulheres ocupam Defensoria Pública nesta sexta-feira para participar da Feira de Serviços

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba foi tomada nesta sexta-feira (15) por mulheres de vários bairros da capital para uma manhã com muita ação de cidadania, serviços de autocuidado, saúde, assistência social e, claro, orientação e assessoramento jurídico. A Feira de Serviços da Mulher reuniu mais de 30 serviços voltados para o público feminino e movimentou a sede da DPE nesta manhã. O vice-governador do Estado, Lucas Ribeiro, prestigiou o evento, que contou com apoio do Governo do Estado, entre outros parceiros.

Leia também: DPE-PB reúne mulheres da instituição para celebrar o Dia Internacional da Mulher

A ação é uma iniciativa do Núcleo Especial de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher da DPE-PB por ocasião do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

Diversos órgãos e empresas aceitaram o convite da instituição e se uniram para oferecer serviços variador ao público, como emissão do RG, programas de microcrédito, cadastramento do Bolsa Família, programas de empregabilidade, testagem,  vacinação e outros serviços de Saúde, cortes de cabelo e massagens, entre outros serviços.

Durante a feira, as mulheres também tiveram a oportunidade de conhecer todas as áreas de atuação da DPE e como ela trabalha para garantir os direitos de quem precisa. Os núcleos de atendimento especializado, como Família, Cível, Mulher, Criança e Adolescente, Consumidor e Execução Penal estiveram presentes para orientar juridicamente e promover a educação em direitos.

A dona de casa Williane participou do evento e compartilhou sua experiência: “Valeu muito a pena. Fui orientada sobre como resolver meu problema com a certidão de nascimento e também sobre a pensão dos meus filhos. O atendimento foi ótimo, tudo perfeito e já estou encaminhada para dar seguimento ao processo”, contou. A dona de casa também aproveitou para dar um conselho a quem precisa da DPE-PB: “A Defensoria Pública é muito importante e todo mundo que precisa dessa orientação deve procurar e confiar”, acrescentou.

Para a defensora pública geral, Madalena Abrantes, o evento mostra o compromisso da DPE com as mulheres. “Por meio da Feira, tivemos a oportunidade de mostrar como a Defensoria pode atuar na garantia dos direitos das mulheres, que muitas vezes enfrentam imensos desafios. Esta feira representa nosso compromisso em garantir acesso à justiça e defesa intransigente dos seus direitos”, ressaltou a DPG.

A coordenadora do Nudem, Fátima Diniz, fez um balanço positivo da Feira, agradecendo a todos os parceiros envolvidos: “Estamos muito felizes com o resultado deste evento. Foi uma oportunidade única para as mulheres acessarem vários serviços ao mesmo tempo e em um só lugar. Agradecemos a todos os parceiros por se juntarem a nós nesse esforço”, destacou a defensora pública.

PARCEIROS: Sine Estadual e Sine João Pessoa, Senac /Fecomércio, Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest),    Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh), Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc),     Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de João Pessoa, Faculdade da Paraíba (FPB), Polícia Civil/Delegacia Especializada da Mulher, Rede Mulher Empreendedora, Natura, Avon, Mary Kay e São Braz.

Por Larissa Claro

Mais notícias