Uma palestra promovida pela Ouvidoria Geral da Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) marca as ações pelo Setembro Amarelo na instituição, na próxima sexta-feira (22). Na oportunidade, a psicóloga Vanilda Luna abordará a temática em palestra voltada a membros, servidores e estagiários da instituição, a partir das 10h, na Sala de Conselho da DPE, em João Pessoa.
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização e de prevenção do suicídio, incluindo ações para divulgação sobre o tema e orientações sobre a importância de discutir o assunto na sociedade. Para a ouvidora Céu Palmeira, o tema é delicado, mas não se deve fugir, pois trata-se de algo que acontece. “O objetivo é alertar as pessoas para que fiquem atentas aos sinais. As vezes a gente não se dá conta, mas tem alguém próximo passando por algum tipo de dificuldade e necessita de um auxílio”, ressaltou a ouvidora.
A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), realiza a campanha desde 2014, e, este ano, o tema é “Se precisar, peça ajuda!”. “Este mês é importante para debatermos as causas e os sintomas da depressão que, se não tratada, pode levar a situações mais extremas”, alertou Vanilda.
Segundo a OMS, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, mas os casos subnotificados podem fazer este número saltar para mais de 1 milhão. No Brasil, a estimativa é de 14 mil casos por ano, o que leva em média trinta e oito pessoas cometem suicídio por dia.
Por isso, desenvolver ações preventiva é tão importante. Para as pessoas que querem e precisam conversar, o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, por meio do telefone 188. A ligação é gratuita e 24h.
Por Thais Cirino