A Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) encerrou na tarde desta quinta-feira (31) as ações de conscientização no combate à violência contra as mulheres com uma roda de diálogo na Comunidade do Aratu, em João Pessoa. Pela manhã, a equipe do órgão visitou o Núcleo de Atendimento da DPE em Bayeux, distribuindo panfletos com informações sobre os tipos de violência a que as mulheres são submetidas, os contatos da rede de proteção do Estado e sobre como as mulheres podem acessar os serviços da instituição.
A ação esteve incluída no conjunto de atividades realizadas em diversos núcleos e na Sede Administrativa da Defensoria. Durante a semana, a Ouvidoria foi até os Núcleos de Atendimento de Família da Zona Norte e Zona Sul da Capital, e nos Núcleos de Cabedelo e Santa Rita para levar conscientização aos membros da instituição e aos assistidos sobre as diversas formas de violência e informar sobre como buscar auxílio na Ouvidoria e no Núcleo Especial de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM).
“Resolvemos abraçar a campanha do Agosto Lilás, responsável por promover o enfrentamento à violência contra a mulher em todas as suas formas, seja ela física, psicológica, moral, patrimonial ou sexual. É preciso conhecer as violências para combatê-las. Nosso intuito é trazer as mulheres que estão vivenciando algum ciclo de violência para os locais de assistência, como a Ouvidoria e o NUDEM, com a finalidade de afastar essas mulheres dos seus abusadores e proporcionar uma nova vida”, ressaltou a ouvidora Céu Palmeira.
As mulheres interessadas em receber atendimento na Defensoria Pública, podem procurar o Núcleo Especial de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, localizado na Rua Monsenhor Walfredo Leal, 487, Tambiá, que funciona das 8h às 17h. A equipe também atende remotamente, através do Whatsapp 83 8826-7924.
Por Daiane Lima