Atendimentos na DPE-PB crescem quase 11% no primeiro semestre do ano

Um balanço realizado pela Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB), referente aos atendimentos ocorridos no primeiro semestre de 2023, mostra que a procura pela instituição tem crescido a cada ano. De janeiro a junho, o número de feitos realizados somou 104.447, alta de 10.86% em relação ao mesmo período de 2022.

Na divisão por áreas de atuação, os serviços voltados à família seguem sendo os mais procurados, com 36.852 atendimentos registrados nos seis primeiros meses do ano. Na sequência estão: criminal (35.183), cível (24.886), fazenda pública (4.749), infância e juventude (1.948) e consumidor (829). Outro dado relevante é a atuação nos Júris, que alcançou 98 no período.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, quase todos meses registraram elevação da procura, totalizando 94.212 atendimentos entre janeiro e junho. Os dados reforçam que o trabalho da instituição, realizado nos 223 municípios paraibanos, merece reconhecimento apesar da queda no número de membros da instituição, que passou de 244 para 198, entre aposentadorias e falecimentos. O déficit atual chega a 130 defensores, de acordo com a previsão da Lei Complementar 104/2012.

“A Defensoria Pública enfrenta o déficit de defensoras e defensores com projetos e ações que visam à ampliação de seu alcance em todo o estado, isso porque a instituição reconhece seu papel social de levar acesso à justiça gratuita e de qualidade aos que vivem em situação de vulnerabilidade e que não têm condições de pagar por uma advocacia particular”, destacou a defensora-geral, Madalena Abrantes.

Para alcançar este público, a DPE mantém projetos que levam serviços da instituição para cidades e comarcas sem defensor público, como a Defensoria Itinerante e a Defensoria Digital. Também realizou um concurso público para membros, que foi homologado no dia 1° de agosto e que aguarda dotação orçamentária para realizar as primeiras convocações.

 

Por Thais Cirino 

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.