A defensora pública-geral, Madalena Abrantes, recebeu o autor e presidente da Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado George Morais, para debater os problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência no estado. A reunião, ocorrida nesta segunda-feira (15), teve o intuito de alinhar as ações voltadas à melhoria da mobilidade urbana para este público, a fim de assegurar-lhes acesso aos seus direitos.
Durante o encontro, Madalena Abrantes destacou a integração da DPE-PB à campanha em nível nacional de luta pelos direitos das pessoas com deficiência, lançada pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep). Com o tema “Defensoria Pública: em ação pela inclusão”, a iniciativa busca promover a educação em direitos humanos e servir como instrumento contra o capacitismo, ou seja, a discriminação e o preconceito contra pessoas com deficiência pelo julgamento de que são inferiores ou incapazes.
“Nossa campanha é pela inclusão social e o deputado criou a Frente Parlamentar que tem o objetivo de tratar a mobilidade, que é um dos aspectos da inclusão. Então, aproveitamos o encontro de hoje para alinhar as ações, afinal, a Defensoria Pública é a casa do povo, assim como a Assembleia Legislativa também é. Essa parceria fortalece as ações que beneficiam a população”, ressaltou a defensora pública-geral, Madalena Abrantes.
O deputado estadual explicou que a Frente Parlamentar é fruto de sua experiência durante passagem por secretarias municipais de João Pessoa e de Cabedelo, com o objetivo promover debates e elaborar políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população paraibana de modo geral. “Uma das vertentes da Frente Parlamentar é garantir a acessibilidade para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e para pessoa idosa. Então, essa parceria com a Defensoria Pública é importante, porque aqui temos um núcleo e sei do importante trabalho que ele realiza. São esses trabalhos que queremos dar atenção maior”, disse George Morais.
A coordenadora do Núcleo Especial de Cidadania e de Direitos Humanos (NECIDH), Fernanda Peres, salientou a importância da participação da Assembleia Legislativa no debate para vencer barreiras sociais impostas à pessoa com deficiência. “É uma alegria ver o Legislativo integrado a esta causa porque sabemos das dificuldades enfrentadas diariamente pelas pessoas que têm mobilidade reduzida, especialmente no transporte público. Contar com a parceria dos deputados fortalece a luta pela inclusão”, destacou.
A reunião ainda contou com a participação do subdefensor público-geral institucional, Ricardo José Costa Souza Barros; do subdefensor público-geral administrativo, Sylvio Pélico Porto; da coordenadora do Projeto Itinerante, Elizabete Barbosa; do defensor público André Carvalho; e do presidente da Associação Paraibana dos Defensores Públicos, Fábio Liberalino.