Por: Raisa Guglielmi* – Publicado em: 16.12.2020
A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB), por meio do Núcleo Regional de Atendimento de Patos, encomendou ao Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) mais um estudo sobre a pandemia da Covid-19 na cidade de Patos. Dentre as pesquisas, estão dados sobre o balanço da Covid-19 e sua tendência, a análise do perfil dos óbitos, ocupação de leitos, análise da mobilidade em Patos em relação ao estado e de variações da mobilidade ao longo do tempo.
Ademais dos tópicos descritos, o estudo também teve um direcionamento atrelado ao engajamento nas redes sociais. Foi realizado um mapeamento do Twitter para a cidade, em que foram coletados tweets com a hashtag #Covid-19, ao longo da semana de 4 a 11/12, com o propósito de observar as reações dos usuários à hashtag e, consequentemente, as notícias e avanço da pandemia na cidade e região próxima.
“A pesquisa foi encomendada neste mês de dezembro em razão de uma preocupação da Defensoria Pública com a crescente no número de casos na cidade de Patos, visando subsidiar atuações do órgão, que garantam a segurança da população, sobretudo das parcelas em situação de vulnerabilidade”, explicou a defensora e coordenadora do Núcleo de Atendimento de Patos, Monaliza Montenegro.
Em junho deste ano o laboratório já havia sido certificado com o Selo Defensoria Pública de Responsabilidade Social pela contribuição dada às autoridades na tomada de decisão das medidas adotadas no período da pandemia na cidade de Patos.
* Estagiária