Por: Raisa Guglielmi* – Publicado em: 19.08.2020
Em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto, a Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB), por meio da sua Ouvidoria Geral, participou nesta quarta-feira de um evento realizado por projetos sociais e pastorais, com apoio da DPE, Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), para atender pessoas em situação de rua.
Além de orientações sobre o atendimento da Defensoria Pública e o papel da Ouvidoria, o público também teve acesso a um café da manhã, serviços prestados pelo projeto Consultório na Rua (CnaR), serviços odontológicos, testagem de Covid19, aferição de pressão, verificação de glicemias, Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e orientações diversas promovidas pelo MPPB e PMJP.
“A Ouvidoria da DPE, que tem atuação externa, prestou um grande serviço aos moradores no dia de hoje, dando orientações, tirando dúvidas e explicando o papel da Defensoria Pública e da própria Ouvidoria”, informou a ouvidora Céu Palmeira.
DIA DE LUTA – O dia 19 de agosto destina-se não só à recordação de moradores de rua que já se foram, como também visa celebrar os avanços alcançados a partir da luta pela garantia de direitos e deveres dessa população. Neste dia, em 2004, houve o conhecido “Massacre da Sé”, considerado um dos mais violentos na vida dos moradores de rua, onde 15 pessoas foram brutalmente atacadas, resultando em sete mortos e oito feridos gravemente.
*Estagiária