Por: Larissa Claro – Publicado em: 02.07.2020
Uma equipe do projeto Balcões de Direitos, da Defensoria Pública do Estado da Paraíba, realizou em caráter de urgência uma ação na comunidade Nova Jerusalém, no bairro de Gramame, na Capital. O objetivo da ação foi atender a um grupo de moradores que não possui documentação pessoal. Além de viver em situação de extrema vulnerabilidade, os moradores estavam fora de programas sociais em razão da ausência de documentação.
Foram cadastradas 38 pessoas, entre adultos e crianças. De acordo com a assistente social Maria das Neves Soares, os motivos para a ausência de documentos são muitos, desde a perda até episódios de alagamentos e incêndio. “A situação nesta comunidade é excepcional, de muita vulnerabilidade. Algumas famílias vivem em barracos de madeirite, que acabam inundando em época de chuva”, disse a assistente social.
A ação de cidadania foi realizada no último dia 19 de junho, a pedido da Associação AC Social, que desenvolve atividades na comunidade. Os atendimentos ficaram por conta de assistentes sociais e a assistentes administrativos do projeto Balcões de Direitos. A partir do cadastro, a Defensoria Pública vai requerer a emissão dos documentos gratuitamente.