Por: Larissa Claro – Publicado em: 03.06.2020
Os profissionais que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 em João Pessoa foram beneficiados com o pagamento de uma gratificação temporária de emergência em saúde pública concedida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. O benefício já tinha sido concedido à classe médica, o que fez outras categorias buscarem o apoio da Defensoria Pública para que fosse estendido aos demais profissionais. O anúncio aconteceu na última segunda (1º), após reunião que contou com a participação do Núcleo de Direitos Humanos e da Cidadania (Necid) da DPE-PB.
Ao final da reunião, o prefeito Luciano Cartaxo anunciou aumento na remuneração de até 53,6%, podendo variar de acordo com a função e a carga horária. O valor, retroativo ao dia 1º de maio, foi firmado a partir de uma proposta pactuada entre o Executivo Municipal e os representantes das diversas categorias que atuam no enfrentamento ao vírus, com a mediação da Defensoria Pública.
Participaram da reunião os defensores públicos Manfredo Rosenstock (coordenador do Necid) e Diego Augusto Andrade, e a assistente social Ceu Palmeira.
De acordo com a PMJP, a gratificação tem caráter indenizatório, sendo disponibilizada a partir do nível de exposição e de especialização no enfrentamento à Covid-19. Entre os profissionais beneficiados estão enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, nutricionistas, condutores de ambulância, técnico de laboratório, maqueiro, responsáveis pelo serviço de higienização e serviços gerais, dentre outras categorias.
A decisão é válida para quem atua nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital Santa Isabel, Hospital Municipal do Valentina, Prontovida e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Com informações da PMJP