Conteúdo notícias

» Notícias

Setembro Amarelo: Ouvidoria realiza live sobre prevenção ao suicídio nesta 5ª

Por: Cândido Nóbrega

A pandemia da Covid-19 causou não só mortes e sequelas, mas evidenciou a importância da saúde mental e valorização da vida. Nesse contexto, incorporada à campanha brasileira de prevenção ao suicídio “Setembro Amarelo”, a Defensoria Pública do Estado da Paraíba, realizará, por meio da Ouvidoria Geral, uma live às 19h da próxima quinta-feira (23).

O convidado é o psicólogo, mestre em Serviço Social, José Rangel de Paiva Neto. Graduado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com atuação no Núcleo Ampliado de Saúde da Família desde 2017, José Rangel também é especialista em Psicanálise e em Psicologia do Trânsito. A mediação da live ficará por conta da ouvidora-geral Maria do Céu Cavalcante Palmeira. A transmissão ocorrerá pelo Instagram @defparaíba.

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021, divulgado em julho pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelam que o número de suicídios no Brasil em 2020 foi de 12.895, com variação de apenas 0,4% em relação a 2019, quando foram registrados 12.745 casos.

Em 96,8% dos casos há relação com transtornos mentais. Entre as principais doenças relacionadas está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Os índices crescentes de suicídios nas últimas décadas alertam sobre a importância de falar sobre o assunto. Ainda há muito tabu acerca do tema, mas o colocar em pauta na sociedade é fator importante para evitar a perda de outras vidas.

É nesse cenário que o Setembro Amarelo ganha cada vez mais força. Iniciada no Brasil em 2015, a campanha mobiliza a sociedade para conscientização sobre o tema, falando sobre como identificar sinais da ideação suicida, como ajudar ou buscar ajuda.