Conteúdo notícias

» Notícias

Ouvidoria da DPE-PB e Centro Estadual buscam fortalecer luta antirracista

Por: Cândido Nóbrega

Acompanhada da equipe, a ouvidora-geral da DPE, Céu Palmeira, visitou o Centro Estadual de Referência da Igualdade Racial “João Balula” onde foi recebida pelo coordenador José Roberto e sua equipe. Ela considerou o momento simbólico, pelo estreitamento do diálogo em torno da convergência de propósitos entre a Instituição e a entidade.

O Centro, situado à Rua Rodrigues de Aquino, no centro da Capital e vinculado à Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, é composto de uma equipe multidisciplinar com psicólogos, assistentes sociais, advogados e pedagogos, que fazem um trabalho de acolhida e de orientação à população afetada pelo racismo e pela intolerância religiosa.

Os serviços são voltados a contribuir com a redução das desigualdades raciais e incentivar a equidade racial para a população negra, povos e comunidades tradicionais: quilombolas, indígenas, ciganas e de religião de matriz africana.

Nesse sentido, de como a DPE-PB pode contribuir para essa luta antirracista, Céu citou a recente criação pelo defensor público-geral Ricardo Barros, de Grupo de Trabalho pela Igualdade Racial, coordenado pela defensora pública Aline Mota, vinculado ao Núcleo Especial dos Direitos Humanos e Cidadania (Necid), cujo objetivo é combater à discriminação e assegurar defesa à população negra que busca atendimento em toda a Paraíba por meio dos Núcleos de Atendimento da Defensoria, sobretudo o de Direitos Humanos.

“Foi uma visita proveitosa, onde definimos a realização de uma outra reunião, desta vez, com os integrantes do Grupo de Trabalho, para articular o trabalho em rede e traçar metas”, afirmou Céu.