Conteúdo notícias

» Notícias

Defensores avaliam positivamente curso sobre Júri oferecido pela ESDPB

Por: Cândido Nóbrega

O curso "Teoria do caso e Cross examination no Tribunal do Júri", oferecido pela Escola Superior da Defensoria Pública do Estado da Paraíba e ministrado de forma virtual durante a semana passada pelas defensoras públicas do Rio de Janeiro, Glauce P. Maués e Renata Tavares, foi muito bem avaliado pelos participantes, que o consideram dos mais proveitosos.

O defensor público e coordenador do Tribunal do Júri da DPE-PB, Carlos Roberto Barbosa, parabenizou a iniciativa ímpar da ESDP/PB, bem como aos organizadores do Curso ministrado, bem como ao qualificado corpo docente, que abordou temas os mais relevantes e atuais aos apaixonados pela instituição do Júri

“Não resta dúvida que os interessantíssimos estudos ministrados aos defensores públicos criminalistas do estado da Paraíba veio qualificar e enriquecer o cabedal de conhecimento dos representantes da Instituição constitucional de defesa que é a DPE/PB. Agradeço penhoradamente a todos os integrantes da Escola, na pessoa do seu diretor, Gerardo Rabello”, afirmou.

Defesa eficaz e inteligente - O desejo da ESDP, pela promoção de uma atuação defensiva diligente no Tribunal do Júri, também foi enaltecido pela defensora pública Monaliza Montinegro. Ela lembrou que para esta “defesa eficaz e diligente”, é indispensável o aprendizado de novas técnicas de manejo da prova penal, das garantias preprocessuais e processuais.

“Acredito que alcançamos a proposta do curso, que era compartilhar saberes, técnicas e experiência de como inquirir testemunhas e manejar a prova do processo (em especial com a investigação criminal defensiva) de acordo com a tese jurídica adotada”, concluiu.

Valiosa contribuição - Outra não foi a opinião do defensor público Marcos Freitas, para quem há dúvida de que o curso, que teve como principais temas “a análise de testes jurídicas”, “as provas do processo” e “a forma de saber questionar as testemunhas”, contribuirá para uma melhor defesa aos assistidos submetidos ao Tribunal do Júri.

 “Foi um dos melhores cursos que já participei”, constatou.