Conteúdo notícias

» Notícias

Estudantes da UFPB produzem cartilha sobre violência doméstica para a DPE-PB

Por: Larissa Claro

Estudantes do Projeto de Pesquisa e Extensão Just Imagine, do curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), produziram uma cartilha sobre violência doméstica para auxiliar ações educativas promovidas pela Defensoria Pública do Estado (DPE-PB), por meio da Coordenadoria de Defesa da Mulher.

Intitulada “Código Visual da Violência Doméstica”, a cartilha foi criada para mostrar com imagens de fácil compreensão um conjunto de ações que são consideradas violência de acordo com a lei.

“Nossa intenção é ajudar você a não minimizar os atos de violência e a procurar a ajuda necessária para enfrentar este grave problema”, diz o texto. O material aborda os vários tipos de violência: cibernética, patrimonial, psicológica, moral, física e sexual, e vai até a mais grave delas, o feminicídio.

A professora e coordenadora do grupo Just Imagine (@justimagine), Alessandra Franca, explica que o projeto advoga a ideia de que a justiça não deve ser algo que vem sempre depois da injustiça e que o Direito não é apenas uma ferramenta de punição.

“Nosso trabalho se faz através da elaboração de campanhas de publicidade social-preventiva, material educativo da lei e do direito e ferramentas de simplificação da linguagem jurídica através de recursos visuais. Assim o grupo procura desenvolver materiais para a utilização do direito como instrumento preventivo. Trabalhando com ferramentas do design, do marketing e da publicidade com o objetivo de promover a ideia de que cumprir o direito é a melhor opção para um mundo mais justo”, disse a professora.