Conteúdo notícias

» Notícias

Sede Administrativa da DPE-PB será ampliada e modernizada em 2021

Por: Ascom

A Sede Administrativa da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) será ampliada e modernizada em 2021. O novo prédio terá dois pavimentos e será construído no local que abriga atualmente os carros oficiais da DPE, na Rua Barreto Sobrinho. O projeto desenvolvido pela arquiteta Danielle Mindêlo está pronto e aprovado, já a obra deverá ser licitada no primeiro semestre deste ano.

Além de manter o piso térreo como estacionamento, o prédio vai abrigar no primeiro pavimento as Assessorias Jurídica e de Comunicação, Corregedoria Geral, Gerências Administrativa (Geati) e Financeira (Geopf) e Patrimônio. No segundo pavimento serão alocadas as salas da Chefia de Gabinete, Controle Interno, Gabinete do DPG, Gabinete da Subdefensoria, Sala de Reunião e Secretaria. Os dois andares contam com copa, banheiros e espaço de descompressão.

De acordo com o projeto, a fachada frontal do novo prédio foi idealizada com o objetivo de compor a arquitetura local de entorno, de maneira a harmonizar com a edificação preexistente no terreno e segue o estilo arquitetônico moderno composto de elementos e formas geométricas sobressalentes à estrutura. A escolha dos materiais segue a mesma linha, indicando uma pele de vidro com perfis embutidos e vidro refletivo bronze, com o restante da edificação em pastilhas cerâmicas na cor Cristal Bege.

SETORIZAÇÃO
- A setorização e disposição dos ambientes foi influenciada pelas características específicas em relação à população, instalações físicas e função e definida pelas necessidades locais apontadas pelos usuários da edificação. A proposta para o projeto em questão conta com quatro níveis principais: nível térreo/pilotís, 1° pavimento, 2° pavimento e coberta.

O projeto se atenta às recomendações e documentos normativos e se preocupa com climatização e combate contra incêndio e pânico, visando acessibilidade, setorização e compartimentação, materiais construtivos estruturais, aberturas de portas, vias de escape (escadas e elevadores), sinalização de segurança e instalações (dispositivos de entrada, centrais de alarme, dispositivos de saída, rede de interligação).