Conteúdo notícias

» Notícias

Ricardo Barros renova compromisso em nova gestão à frente da DPE-PB

Por: Cândido Nóbrega

Em sessão extraordinária nesta quarta-feira (6), o Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) deu posse ao defensor Ricardo José Costa Souza Barros no cargo de defensor público-geral da Paraíba, reconduzido para o mandato que compreenderá o biênio 2021/2022.

A sessão foi presidida pela subdefensora pública-geral Madalena Abrantes, que saudou o empossado, sendo referenciado em nome do Conselho Superior pelo conselheiro também eleito em lista tríplice, Gerardo Rabello. Sucessivamente, de forma virtual, o procurador-geral do Estado Fábio Andrade, saudou o empossado em nome do governador João Azevedo.

Após assinar o Termo de Posse, o novo DPG se pronunciou, agradecendo a Deus; aos colegas defensores públicos que lhe renovaram esse voto de confiança; à família, pelo apoio recebido; e ao governador João Azevedo, que o nomeou, demonstrando confiança em sua gestão.

Ricardo Barros - que também é administrador de empresas e administrador público, - destacou em sua fala o exercício de superação praticado na gestão anterior diante das dificuldades decorrentes da pandemia da Covid-19, que incluíram restrições legais, afastamento de funcionários e defensores públicos acometidos pelo vírus, bem como daqueles que integram o grupo de risco.

Ele também lembrou do empenho despendido, no sentido de adaptar a prestação dos serviços da DPE-PB ao “novo normal” imposto pela pandemia, através de teleaudiências e atendimentos virtuais, acrescentando que essa é uma realidade sem volta, mas que não substituirá jamais o atendimento presencial, valorizado pelos assistidos.

Por fim, Ricardo Barros renovou o compromisso de continuar lutando pelo fortalecimento da DPE-PB, confirmou que enviará projeto à Assembleia Legislativa, voltado à criação de quadro de funcionários da instituição e intensificará a busca por subsídios justos para a categoria, além de potencializar o programa Defensoria Itinerante.