Conteúdo notícias

» Notícias

Vídeo explicativo mostra o passo a passo da eleição eletrônica para o Conselho Superior

Por: Larissa Claro

Os defensores públicos que tiverem alguma dúvida sobre a votação eletrônica para a escolha dos membros do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado da Paraíba, que ocorrerá nesta sexta-feira (21), poderão recorrer a um vídeo explicativo com o passo a passo da eleição. A explicação é feita pelo coordenador do Controle Interno, Gláucio Barbosa. Embora seja eletrônica, a votação ocorrerá dentro do prazo habitual, das 8h às 17h. 


O defensor poderá votar de onde estiver, desde que tenha acesso a internet e ao e-mail. A mudança não altera o formato secreto e individual da votação, estando garantido, portanto, o sigilo do voto. De acordo com as instruções, o link para a votação está atrelado ao e-mail e ao CPF do defensor.

Cada defensor poderá escolher até cinco dos 13 nomes apresentados, além de poder optar, se desejar, pelo voto em branco. Lembrando que a participação é obrigatória.

De acordo com o passo a passo, o defensor público receberá um primeiro link por e-mail para digitar o CPF. Após a confirmação dos dados, um e-mail será enviado automaticamente, dessa vez, com o link que levará à cédula eletrônica e nenhuma identificação. Na cédula, o eleitor terá a opção de escolher entre um e cinco candidatos. O sistema não permite a escolha de mais de cinco candidatos. Para votar em branco, o defensor clicar no botão “Voto em Branco” e só então clicar em “Confirmar voto”. Então um novo e-mail será encaminhado para a caixa postal do defensor público com a confirmação da votação.
 
CANDIDATOS
- Estão aptos a votar todos os 221 defensores públicos ativos do Estado e concorrem as vagas 13 candidatos. São eles: André Luiz Pessoa de Carvalho, Ângela Maria Lufti Dantas de Abrantes, Coriolano Dias de Sá Filho, Dirceu Abimael de Souza Lima, Elson Pessoa de Carvalho, Enriquimar Dutra da Silva, Gerardo Lins Rabello Sobrinho, José Celestino Tavares de Sousa, Lucas Soares Aguiar, Maria dos Remédios Mendes Oliveira, Maria Madalena Abrantes Silva, Naiara Antunes Dela Bianca e Ryveka Campos Martins Bronzeado.